Munguzá Cultural de outubro será com o fotógrafo Ricardo Lêdo


- Atualizado em

Jacqueline Batista - jornalista 

Grande parte das fotografias feitas por Ricardo Lêdo tem a cultura alagoana como tema. Dos folguedos ao patrimônio histórico, Alagoas foi revelada diversas vezes através do senso estético apurado do fotógrafo. Para falar sobre esse trabalho, Ricardo Lêdo será o palestrante do "Munguzá Cultural" deste mês no Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB). Com o tema "Memória visual e cultura popular", o bate-papo vai acontecer na quarta, 29, às 19 h, no auditório do MTB.

Ricardo Lêdo é repórter fotográfico do Jornal Gazeta de Alagoas. Formado em Jornalismo, ele atua como fotógrafo há vinte anos. O seu trabalho já foi visto em exposições no MTB, na Pinacoteca Universitária e na mostra "FotoRio", no Rio de Janeiro.

Ricardo também publicou o livro "Mestres artesãos das Alagoas" (com duzentas fotografias sobre a cultura popular do Estado), é autor das fotografias do livro "Alagoas popular: Folguedos e danças da nossa gente", da publicação "Alagoas memorável: patrimônio arquitetônico" e de "Luigi Lucarini – vida e obra", livro publicado pelo Instituto de Desenvolvimento Social e Humano (Idesh). Seu trabalho integra a obra "O melhor do fotojornalismo brasileiro", publicado pela Editora Europa, de São Paulo.

Sob a coordenação do professor do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Ufal, Bruno César Cavalcanti, o "Munguzá Cultural" faz parte do programa "Museus em Movimento".

O projeto tem, no mínimo, um palestrante convidado para discutir assuntos relacionados à cultura popular. Na ocasião, um munguzá é servido aos participantes.

A entrada é franca. Mais informações pelos telefones 3214-1716 e 3214-1715.