Outubro da Associação Teatral das Alagoas: 59 anos

Evento celebra o aniversário da Associação Teatral das Alagoas (ATA)


- Atualizado em

Natália Oliveira - estudante de Jornalismo 

A Associação Teatral das Alagoas (ATA) dá início hoje à programação de atividades do “Outubro da ATA: 59 anos”. Realizado desde 2006, o evento faz parte das comemorações alusivas ao aniversário do grupo e reúne professores e alunos dos cursos de Teatro de Maceió e membros da ATA. 

Aberto ao público, o “Outubro da ATA: 59 anos” promove uma série de atividades em sua programação. Na quarta-feira, 8, e na sexta-feira, 10, será realizado o 7º Ciclo de Leituras Dramatizadas na Sala Preta do Espaço Cultural Universitário, às 19h30, com o tema “A ATA nos tempos da Ditadura Militar”. Ao todo, dois textos escritos na década de 70 serão lidos, seguidos por palestras e debates a respeito do tema principal. 

De acordo com o presidente da ATA, Ronaldo Andrade, professor da Ufal, o Ciclo de Leituras Dramatizadas surgiu a partir da possibilidade de trabalhar com jovens dramaturgos alagoanos e, a cada ano, um tema diferente é abordado. “O Ciclo de Leituras Dramatizadas deste ano aborda o contexto do movimento de teatro em Alagoas na era da ditadura militar. Com o golpe militar, os grupos de teatro foram reduzindo suas atividades e desaparecendo. Por outro lado, os grupos que permaneceram, mostraram indignação com o regime, resultando em peças com discursos cênicos contrários à ditadura”, destacou o professor. 

No sábado,11, haverá ensaio aberto do musical “Estrela Radiosa”, às 15h, no pátio do Espaço Cultural Universitário, na praça Sinimbu. Já no dia 25, às 16h, o público poderá conferir a encenação, que acontecerá no mesmo local. Escrito por Ronaldo Andrade em 1982, “Estrela Radiosa” narra a história de Alagoas, desde a emancipação política até a fundação de Maceió. 

No dia 30, o Teatro de Arena Sérgio Cardoso será palco da estreia do espetáculo “A Terra de Lêdo Ivo”, trabalho que homenageia Maceió através de versos do jornalista e poeta, selecionados por Ronaldo. Os ingressos para o espetáculo custam R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada) e são vendidos na bilheteria do Teatro Deodoro. 

Encerrando o mês de comemoração dos 59 anos da ATA, no dia 31, será lançado o segundo número da Revista Manifesto Kaiti-tú, que aborda o Manifesto Makamãndi como tema central. O lançamento será realizado no Café da Linda, anexo ao Teatro Deodoro, às 19h. 

Projetos de extensão integrados: 3º Concurso de Peças Teatrais e Maio Teatral

Criado pela atriz e teatróloga Lindas Mascarenhas, em 1956, o Concurso de Peças Teatrais foi retomado em 2011, 55 anos após sua primeira edição. Com inscrições abertas até 31 de outubro, o 3º Concurso de Peças Teatrais vai premiar três peças inéditas, para serem apresentadas durante o Maio Teatral 2015. O evento é dedicado às celebrações do aniversário de Linda Mascarenhas e do dia Alagoano do Teatro. Para concorrer, o candidato deve acessar o site, ler o regulamento e inscrever o texto teatral.