Ufal investe nos cursos de extensão na modalidade a distância

Avanços são fruto da intensificação da parceria entre Cied e Pró-Reitoria de Extensão


- Atualizado em
O pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra, comemora os números da EAD
O pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra, comemora os números da EAD

Ascom Cied 

Os cursos de extensão EAD têm crescido a cada ano na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Os números não deixam dúvidas. No edital lançado em julho passado foram 14 cursos e 710 vagas distribuídas em nove polos espalhados em várias regiões de Alagoas. Esse avanço é fruto das ações conjuntas entre a Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) e a Pró-Reitoria de Extensão (Proex). 

Há um incremento das nossas ações. A extensão vive hoje vários desafios. Seguramente um deles é intensificar nosso poder de articulação com cursos de EAD. Estamos construindo um caminho novo. Há uma forte presença de alunos, professores e servidores administrativos nesse sentido”, ressalta Eduardo Lyra, pró-reitor de Extensão. 

Segundo ele, a parceria com a Cied tem sido construída pelo trabalho conjunto e articulado, visando aprimorar a formação acadêmica dos alunos. Entre as ações no campo da EAD, Lyra desta os diversos cursos de extensão que vêm acontecendo. 

O pró-reitor ainda ressalta que hoje existe grande entendimento para que a extensão não seja compreendida apenas como algo complementar. “Nosso esforço é para que as ações se curricularizem, façam parte efetivamente dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de EAD”. 

A coordenadora do Núcleo de Formação da Cied, Maria Auxiliadora, também ressalta a intensificação dessas ações conjuntas para atender às ações de formação junto aos alunos e professores da Ufal, e as diferentes demandas sociais, concernentes às necessidades acadêmicas da comunidade externa.

Ela explica que a expansão da Proex com a Cied se deu devido a uma consulta feita à comunidade acadêmica, através do Núcleo de Formação, que elencou diversos cursos, procurando atender às demandas apresentadas. “Esses cursos, além de contribuírem com a formação continuada da comunidade acadêmica da Ufal e da demanda social, servirão para dinamizarem os Polos UAB”. 

Para coordenador-geral da Cied, Luis Paulo Mercado, a parceria entre Proex e a Cied é muito significativa para o desenvolvimento da perspectiva extensionista na EAD da Ufal, levando cursos diversificados para vários municípios do Estado de Alagoas, com uma oferta significativa de vagas neste edital com vagas abertas. 

Esta ação conjunta abre novas possibilidades para envolver outras Unidades Acadêmicas e parcerias com as secretarias municipais de Educação dos municípios que possuem polos da UAB no estado", ressalta Luis Paulo.