Ufal participa do Outubro Rosa

Estão programadas atividades culturais e iluminação no prédio da Reitoria


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Lenilda Luna - jornalista

A Universidade Federal de Alagoas está engajada no Outubro Rosa, um movimento que surgiu na década de 90, nos Estados Unidos, chegou no Brasil em 2002 e, em Alagoas, foi iniciado pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, em 2009. O objetivo é alertar para o câncer de mama, divulgando ações preventivas. 

Este ano, o tema da campanha é voltado para a fiscalização da Lei 12.732/12, que determina que pacientes com câncer devem iniciar o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) até 60 dias após o registro da doença no prontuário médico. As redes municipais e estaduais de Saúde que não cumprirem a determinação podem ter os recursos para tratamentos oncológicos suspensos. 

O câncer da mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), são 1,38 milhões de novos casos a cada ano, com 458 mil mortes. No Brasil, os dados do Ministério da Saúde indicam 52.680 casos novos em um ano. Em Alagoas, foram registrados 480 novos casos no mesmo período. 

Ações integradas 

A única forma de evitar mortes é a prevenção. O tumor diagnosticado no início é bem mais fácil de ser tratado, com possibilidades de cura. Por isso, a importância da campanha, voltada para alertar as mulheres, informar sobre exames preventivos e tratamentos e cobrar a implementação da lei que garante tratamento a todas as mulheres. 

Na Ufal, a campanha do Outubro Rosa vai envolver toda a comunidade acadêmica. Órgãos como Museu Théo Brandão, Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho, Hospital Universitário, Unidade de Penedo e Assessoria de Comunicação (Ascom) vão promover atividades de prevenção ao câncer de mama e divulgação da campanha. 

Entre as atividades previstas, que serão agendadas e divulgadas pelo site da Ufal e pelas redes sociais, estão: debate com a médica Marta Vasconcelos, mastologista e ginecologista do HU, além de atividades culturais, distribuição dos laços rosas que são o símbolo da campanha, e a instalação da iluminação rosa na Reitoria da Ufal, no Campus A. C. Simões.

Na Ascom, a campanha é coordenada pela relações públicas Janaína Pereira, recém-concursada e já iniciando novas ações de comunicação na Universidade.

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