Uma noite de encontro, homenagem e saudosismo
O 4º Festival de Cinema Universitário de Alagoas movimenta a cidade de Penedo
- Atualizado em
Natália Oliveira - estudante de Jornalismo
Na noite da última terça-feira (18), teve início o 4º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, realizado na histórica cidade de Penedo. A solenidade de abertura foi realizada em uma estrutura montada especialmente para o evento, na Praça 12 de Abril, às margens do Velho Chico.
Na cerimônia, subiram ao palco a vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Rachel Rocha; a coordenadora de política estudantil da Pró-reitoria Estudantil (Proest), Ruth Vasconcelos; o coordenador do Festival de Cinema, Sérgio Onofre; o diretor da Unidade de Ensino de Penedo, Petrônio Coelho; e o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Alagoas, Mário Aloísio.
“É uma satisfação dar continuidade a esse projeto pelo quarto ano consecutivo. Parabenizo o professor Sérgio Onofre e a equipe que organiza este evento. Posso dizer que é uma alegria para a Ufal poder retomar um festival de cinema em Penedo. Estamos na quarta edição do Festival de Cinema Universitário de Alagoas e é gratificante ver o quanto o evento cresceu ao longo desses anos”, parabenizou Rachel Rocha.
Em seu discurso, o coordenador Sérgio Onofre agradeceu à presença do público, aos parceiros do evento e comemorou a realização de mais uma edição do Festival. “A cada ano o Festival vem crescendo e a tendência é vê-lo se fortalecer. Fizemos um esforço muito grande para trazer mais pessoas para o Festival, como os alunos de cinema da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Há uma perspectiva de o evento ocupar cada vez mais espaço e ter uma maior projeção em âmbito nacional”.
A coordenadora de política estudantil da Ufal destacou também a parceria entre a Proest, realizadora do Festival de Música da Ufal (Femufal) e a Pró-reitoria de Extensão (Proex), diretamente ligada à organização do Festival de Cinema Universitário. “Desde o ano passado, as duas pró-reitorias são parceiras nessas atividades culturais, que é um ganho não só para a universidade, mas para a sociedade alagoana também, através da circulação de música e cinema pelo Estado”, disse Ruth Vasconcelos.
O diretor da Unidade de Ensino de Penedo, Petrônio Coelho, destacou a relevância do evento para a cidade. “A importância para Penedo é enorme, lembrando que a cidade era conhecida pelos seus grandes festivais de cinema e a Ufal está tentando resgatar essa tradição de Penedo, não só no cinema, como nas outras artes também”, destacou.
Nesta edição, a programação do Festival de Cinema se concentra em três locais: Centro de Cultura e Extensão Universitária, Teatro Sete de Setembro e a Praça 12 de Abril, que recebe a Mostra Competitiva e as atrações musicais.
Homenagem a Tairone Feitosa
O grande homenageado desta edição do Festival, Tairone Feitosa, também esteve presente na solenidade de abertura e recebeu o troféu Canoa de Tolda das mãos da vice-reitora da Ufal. “Estou muito honrado com esta homenagem. Parabenizo a universidade pela iniciativa e pela continuidade do evento. O que eu posso dizer é: viva o cinema brasileiro, viva o cinema nordestino, viva o cinema alagoano, viva o cinema!”, disse Tairone em seu agradecimento.
Em seguida, o público e os convidados desta edição assistiram ao documentário Confissões de Tairone Feitosa, onde o roteirista relata momentos de sua carreira; e ao documentário Tempo de Cinema, dirigido por Rafhael Barbosa. Neste último curta, a história da cultura cinematográfica em Penedo é relatada em depoimentos de pessoas que acompanharam o Festival Brasileiro de Cinema de Penedo nas décadas de 1970 e 1980 e têm uma relação de afeto com a cidade.
Primeira noite de Mostra Competitiva e atrações musicais
De uma seleção de 25 filmes, foram exibidas cinco na primeira noite de Mostra Competitiva: John Feldman e a Moto, Voltando para Casa, Estátuas Vivas, Dezembro e Ofuscado. Antes do início da sessão, o diretor do filme Dezembro, Dário Júnior, subiu ao palco para apresentar o filme ao público.
Após a sessão de filmes, o público prestigiou os shows da Circulação Femufal, com os vencedores do 5º Femufal, Rodrigo Cardoso, Kíssia Barros, Daniel Lima e Rock Lane.