Editora Universitária apresenta projeto da Bienal 2015

Faltando dez meses para o evento, o momento é de consolidar as parcerias


- Atualizado em
O reitor Eurico Lôbo recebe a equipe da Edufal
O reitor Eurico Lôbo recebe a equipe da Edufal

Lenilda Luna - jornalista 

Em reunião na última terça-feira (14), no gabinete do reitor Eurico Lôbo, a equipe da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) apresentou o projeto da 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que será realizada de 20 a 29 de novembro, no Centro de Convenções de Maceió. Este ano, com o ambiente todo climatizado, os organizadores pretendem ampliar o número de atividades e esperam superar a marca de 260 mil visitantes, registrados na Bienal passada.

O tema da Bienal, Palavras, sons e imagens – Universo de Sentidos, foi exposto pela diretora da Edufal, Stela Lameiras, como um marco conceitual. "A leitura não está só nas palavras, mas também nos sons, nas imagens, nos dia a dia, por isso, queremos contemplar as várias formas de arte. Além disso, vamos homenagear a cidade de Maceió que, este ano, comemora 200 anos", destacou a diretora. 

Stela Lameiras ressaltou, durante a reunião, a importância do trabalho em equipe. "A Bienal Internacional do Livro de Alagoas é a única no país promovida por uma Universidade. A maioria desses eventos de grande porte é organizada por empresas privadas e com a cobrança de entrada. Para nós, é um grande desafio manter a Bienal gratuita e aberta ao público de todas as idades. E, para encarar essa tarefa, só com uma equipe bastante engajada como a que temos na Edufal", homenageou Stela. 

A diretora destacou ainda que, além do esforço da equipe e do apoio da gestão da Ufal, também é preciso contar com os parceiros. Nesse aspecto, Stela Lameiras destacou o retorno que as empresas públicas e privadas podem ter ao apoiar um evento da importância cultural que a Bienal representa para o Estado. "A Bienal tem uma grande repercussão na imprensa, porque atrai público e proporciona o contato dos leitores com os autores locais, nacionais e internacionais. São muitas reportagens, além da grande divulgação nas redes sociais", relatou a diretora. 

Nos próximos dias, o reitor Eurico Lôbo vai solicitar uma audiência com o governador Renan Filho para discutir a parceria com o Governo do Estado. "Nas edições anteriores, contamos com a participação ativa da gráfica oficial Graciliano Ramos. Esse ano queremos propor inclusive que o Governo estabeleça o vale-livro para professores e alunos, com foi implantado pela Prefeitura de Maceió com muito sucesso na última edição", sugeriu o reitor.

Veja mais sobre os editais abertos para publicação de livros na Bienal.