Vice-governador conhece ações de empreendedorismo da Ufal

Professores Silvia Uchôa e Hérmani Magalhães se reuniram com Luciano Barbosa na última semana


- Atualizado em
Professores Silvia Uchôa e Hérmani Magalhães apresentam ações de empreendedorismo para vice-governador Luciano Barbosa
Professores Silvia Uchôa e Hérmani Magalhães apresentam ações de empreendedorismo para vice-governador Luciano Barbosa

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Os professores Silvia Uchôa e Hérmani Magalhães participaram de reunião com o vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa, na última quinta-feira (15) para apresentar as ações desenvolvidas pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na área de Empreendedorismo. Na ocasião, também esteve presente a atual secretária-adjunta de educação do Estado, Laura Souza.

Silvia, coordenadora do Programa de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (Pite) e Hérnani, assessor de Educação Empreendedora, destacaram algumas ações desenvolvidas, tais como o seminário Pontapé e o Encontro Alagoano de Educação Empreendedora (EAEE), realizado pelo Fórum Estadual das Micro e Pequenas Empresas (Fempe) e coordenado pela Ufal, Sebrae/AL e Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande).

“Essas ações vem crescendo e fortalecendo a disseminação do empreendedorismo em Alagoas. Já foram realizadas 25 edições do Pontapé, sendo 7 em unidades da Ufal, com um público total de mais de 4.000 participantes. O EAEE, por sua vez, teve o objetivo de disseminar a educação empreendedora entre professores, coordenadores de curso, diretores, pró-reitores e reitores, dos três níveis de ensino (fundamental, médio e superior); foram realizadas duas edições que acontecem anualmente e que impactaram aproximadamente 500 pessoas”, explicou Silvia.

O programa Bota Pra Fazer, o apoio ao Startup Weekend e Programa Geração Empreendedora (todas em parceria com instituições de renome internacional, como Endeavor, Up Global e Aliança Empreendedora) foram outras ações apresentadas no encontro com o vice-governador. “Com conteúdos práticos, imersões empreendedoras, conteúdo para o desenvolvimento de empresas de alto impacto e apoio ao Micro empreendedor Individual, essas ações impactaram mais 2.500 pessoas, que visualizam uma nova opção de carreira: a carreira empreendedora”, disse Hérmani.

Os professores destacaram também que as conquistas alcançadas contaram com a colaboração de diversas instituições do Estado. Além do próprio Governo, o Sebrae/AL, Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e Prefeituras Municipais (por meio de suas secretarias) marcaram presença.

Programa de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo

Segundo Silvia, o Pite não trabalha apenas para estimular a abertura de novas empresas ou à inovação, mas busca criar uma cultura empreendedora entre a comunidade acadêmica e apoiar a comunidade em seu entorno. No encerramento da reunião, os professores reafirmaram o compromisso da Ufal por meio do Pite com o fomento e disseminação da educação empreendedora.

Reafirmamos o compromisso que a Ufal e o Governo do Estado tem com o fomento e a disseminação da educação empreendedora, assim como com o apoio que será dado ao desenvolvimento de atividades de empreendedorismo na 1ª escola pública de tempo integral de Alagoas, que iniciará as atividades no primeiro semestre de 2015, no Complexo Benedito Bentes”, comemoram os professores Silvia e Hérmani.