Curso de Matemática EAD da Ufal recebe nota máxima dos avaliadores do MEC

Reitor reafirma qualidade e importância da educação a distância para a melhoria da educação em Alagoas


- Atualizado em
Reitor Eurico Lôbo reafirma qualidade e importância da educação a distância para a melhoria da educação em Alagoas
Reitor Eurico Lôbo reafirma qualidade e importância da educação a distância para a melhoria da educação em Alagoas

Ascom Cied

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) contabiliza mais uma vitória na modalidade Educação a Distância (EAD). O curso de licenciatura em Matemática recebeu conceito 5 dos avaliadores do Ministério da Educação (MEC). Foi a única nota máxima de todos os cursos que passaram por avaliações in loco ano passado. O coordenador do curso, Ivan Albuquerque, afirma que o espírito de compreensão e colaboração vivenciados durante todo o processo foi o responsável pelo excelente resultado. “Agradeço a todos que participaram dessa luta, dessa batalha, desse processo. O sucesso é de toda equipe; é da instituição”.

Para o coordenador geral de Programas e Cursos da Diretoria de Educação a Distância da Capes, Luiz Lira, também comemorou a conquista. Segundo ele, a nota máxima reflete a seriedade e confirma que é possível vencer barreiras. “Recentemente estivemos na Ufal e foi possível verificar o grau de envolvimento e o profissionalismo de todos à frente das demandas do sistema UAB [Universidade Aberta do Brasil]. Reforçamos nossos cumprimentos aos coordenadores da Cied, bem como a toda equipe técnica, coordenadores e tutores da UAB/Ufal pelo esforço na condução dos cursos”.

Satisfeito com os avanços da EAD, o reitor Eurico Lôbo ressaltou a consolidação e a importância dessa modalidade de ensino na Ufal. “Nossos cursos são muito bem avaliados. Isso é muito importante para nossa universidade e é resultado do trabalho desenvolvido pela nossa Cied, que está empenhada e comprometida com a formação superior dos professores do Estado e dos municípios. A EAD é uma forma de democratizar o ensino superior, uma ferramenta para melhorar os índices da educação em Alagoas e um compromisso da Ufal”.

Corpo docente e produção

O pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, afirma que os resultados positivos dos cursos da Ufal devem-se ao trabalho articulado de vários setores, como Prograd, Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst), Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), Procuradoria Institucional, direções de Unidades Acadêmicas, coordenações de cursos, com o apoio e acompanhamento permanente da Reitoria.

Luis Paulo Mercado, coordenador geral da Cied, destaca que a nota máxima obtida no reconhecimento de curso insere Matemática EAD da Ufal na lista das melhores licenciaturas do país. Segundo ele, a reconhecida produção científica aliada ao corpo docente com publicação internacional são os indicadores de qualidade que fortalecem o curso. “Parabenizamos a todos os coordenadores, docentes, tutores técnicos e estudantes que estiveram e estão a frente do curso pelo sucesso do mesmo e por confirmar a qualidade da educação a distância ofertada pela Ufal nos seus onze polos distribuídos por todo o estado de Alagoas”.

Já o vice-coordenador da Cied, Fernando Pimentel, afirma que esta nota reflete a qualidade e o compromisso em oferecer cursos a distância que sejam referência para todo o Brasil. “A Cied parabeniza a coordenação atual do curso, como seus coordenadores anteriores, todo seu colegiado e corpo de tutores”.