Docente do Ceca é membro da Academia de Agricultura da França
Vera Dubeux é a terceira mulher a integrar a instituição, que existe desde 1761, uma das mais antigas e respeitadas do mundo
- Atualizado em
Rosiane Martins - estudante de Jornalismo
Vera Dubeux Torres, professora do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi nomeada membro da Academie D'agriculture de France, no início deste mês, em Paris-França. Ela é a terceira brasileira a integrar a instituição, uma das mais tradicionais e reconhecidas do mundo, que tem na lista de membros personalidades importantes da história como Antoine Lavoisier, Louis Pasteur e Dom Pedro de Alcântara.
A professora Vera foi nomeada membro, após eleita com 103 votos, dos 106 membros que votantes. Os critérios de escolha incluem publicações de artigos científicos, trajetória profissional e todo o trabalho envolvendo agricultura e pecuária. Vera Dubeux foi nomeada membro correspondente estrangeiro. A eleição foi aprovada por decreto do Ministro da Agricultura (presidente de honra da Academia) e pelo presidente da França (protetor da Academia).
Dentre as missões que terá que desenvolver, dentro da sua especialidade, está a de participar de notas e escrever artigos, trabalhos desenvolvidos nas pesquisas. "Jamais imaginei que isso aconteceria, fiquei surpresa. Essa nomeação é muito importante para minha vida profissional e me faz querer continuar estudando, me informando e interagindo com alunos e colegas de trabalho para estar sempre preparada para representar o Ceca, a Ufal e o Brasil", destacou Vera, que teve como sua primeira missão a Conferência de Pesquisa Agropecuária Brasileira.
Todo esse reconhecimento e responsabilidade, garante Vera, a induz a querer acrescentar conhecimento aos alunos e aos cursos em que ela dá aula. Ela é professora na Ufal desde 1989 e dá aula nos cursos do Ceca (Agronomia, Zootecnia, Engenharia Floresta, Engenharia de Agrimensura e Agroecologia) e ainda é pesquisadora do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar (PMGCA) e da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (Ridesa). Conheça mais sobre o projeto clicando aqui. "Acredito que as pesquisas que venho realizando junto ao Ceca foram de fundamental importância na análise do meu currículo, afinal a cana-de-açúcar é uma das principais rendas da agropecuária brasileira", ressaltou.
A nomeação de Vera em uma academia tão renomada, que possui mais de 200 anos de história, é o reconhecimento do trabalho e empenho em pesquisas que já somam mais de 20 anos. Ela é formada em Ciências Agrárias pela Ufal, Pedagogia pelo Cesmac, possui mestrado em Administração e Desenvolvimento rural, além de doutorado em Sociologia, Antropologia e Politica Rural. "A nomeação é uma responsabilidade imensa, porque tenho de estar com informações atualizadas sobre o desenvolvimento da agricultura e da pecuária do Brasil", relatou.
A academia
Academie D'agriculture de France é uma das mais respeitadas do mundo e, desde sua criação, os estudos e as atividades evidenciam a inserção eficaz da agricultura na sociedade. Tem a preocupação de tratar os problemas do futuro respondendo às condições de cada época, considerando o contexto científico, técnico, social e cultural. A Academia também estuda questões inerentes aos aspectos nacionais, europeus e mundiais: a produção, a transformação, o consumo e a utilização dos produtos da agricultura e da pecuária, da floresta, da pesca, a utilização e a gestão dos recursos naturais, em relação à organização do espaço rural e da floresta, no sentido da preservação ou melhoramento do meio ambiente, entre outras aspectos observados.
Para facilitar suas ações e melhor aproveitar as competências de seus membros, a Academia foi estruturada em seções (Culturas, sistemas de produção e produtos vegetais; Bosques e Florestas; Pecuária, sistemas de produção e produtos animais; Ciências do homem e da sociedade; Física e química dos meios e dos seres vivos; Ciências da vida; Recursos naturais, organização do espaço, e do meio ambiente; Fileiras alimentares; Indústrias de agro-fornecimentos e de outros produtos não alimentares; Economia e políticas agrícolas e rurais). Em particular, Vera está envolvida na secção 1: Culturas, Sistemas de Produção e Produção Vegetal.