Trânsito pela via lateral do Campus A.C. Simões já está liberado
Acesso foi autorizado pela Superintendência de Infraestrutura nesta segunda-feira
- Atualizado em
Deriky Pereira – estudante de Jornalismo
A Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) autorizou, nesta segunda-feira, 30, o trânsito pela via lateral do Campus A.C. Simões, em Maceió. A via também dá acesso à Avenida Paulo Holanda, obra realizada pela Prefeitura de Maceió que está em fase de conclusão e facilitará a entrada e a saída da instituição, visto que oferece uma alternativa à comunidade universitária, de forma a evitar o congestionamento na rotatória da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Segundo Nélia Callado, superintendente de Infraestrutura da Ufal, será construída uma guarita no acesso pela saída da via lateral, mas enquanto não fica pronta, será colocado um quiosque de fibra de vidro e os usuários utilizarão o portão já existente no acesso de entrada e uma corrente será colocada na via de saída. “Nesse local, haverá um vigilante fazendo o controle de acesso e a nossa empresa de segurança estuda a possibilidade de colocar uma cancela provisória. Já a empresa construtora da guarita está providenciando os portões e a perspectiva é que os mesmos sejam colocados até o fim de abril”, explicou Nélia.
Saída será bloqueada em dois pontos
Nélia explica ainda que a saída dos fundos do campus será bloqueada em dois pontos: um, depois da Sinfra, por trás do Arboretum; e o outro, após do Biotério, onde está sendo construída a guarita elevada. “No primeiro bloqueio, onde terá o quiosque de fibra de vidro com um vigilante, será permitida apenas a passagem de carros para o biotério. Já no segundo bloqueio, a passagem de carros vai ser bloqueada, liberado apenas para os pedestres”, disse.
A superintendente conclui dizendo que nos fins de semana e todas às noites, a partir das 22h30, o acesso principal ao Campus A.C. Simões, em Maceió, será liberado. No entanto, os demais portões ficarão fechados. “Isso reitera que estamos sempre atentos à questão de segurança da nossa Universidade e tomando sempre as devidas providencias”, avisou Nélia Callado.
Mudança no sistema de controle
A Ufal também está mudando o atual sistema de controle de acesso ao Campus A.C. Simões. Segundo Nélia, o antigo cartão dos servidores e estudantes será substituído pelo sistema TAG Controle de Acesso, que resulta na identificação automática de veículos com alta precisão. No entanto, um programa de cadastro está sendo elaborado para que a comunidade universitária possa se cadastrar. Atualmente, todos apertam um botão vermelho, mas quando os TAGs forem fixados nos para-brisas dos carros, as cancelas se abrirão automaticamente.
“Uma etiqueta de proximidade fixada no para-brisa identifica os veículos no sistema, o que faz abrir e fechar cancelas e portões. Os visitantes deverão apertar o botão vermelho da cancela e se identificar para os vigilantes dizendo aonde irão. Nesse momento, o visitante vai receber um papel que deve ser autenticado e devolvido na saída. Os pedestres continuarão com os cartões, que deverão passar nas catracas que estão sendo recuperadas e voltarão a funcionar. Com isso, diminuiremos a vulnerabilidade do campus”, reiterou Nélia Callado.