Centro de Ciências Agrárias tem primeiros professores titulares

Professores aprovados são ex-alunos e possuem mais de 30 anos de atividade docente


- Atualizado em

Keila Oliveira – estudante de Jornalismo 

Uma comissão especial de avaliação constituída pelos professores Sérgio Florentino Pascholati, da Escola de Agricultura da Universidade de São Paulo (Esalq/USP); Riselane de Alcântara Bruno, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Dacio Rocha Brito, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal); aprovou nos dias 23 e 24 de março, os docentes Edna da Rocha Amorim, Abel de Albuquerque e Paulo Vanderlei Ferreira nas defesas de seus memoriais acadêmicos, tornando-os os primeiros professores titulares (Classe E) do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). 

O processo para a aprovação contou com duas etapas de avaliação. Na primeira etapa, os docentes foram avaliados com base em suas atividades nos últimos dois anos de atuação, por uma comissão interna à Ufal. Após a aprovação na primeira etapa, os professores foram submetidos a uma segunda avaliação, feita por uma comissão especial formada por três docentes titulares externos. Nesta última, o candidato apresenta seu memorial acadêmico que consiste no conjunto de atividades de ensino, produção intelectual, pesquisa, extensão e gestão desenvolvidas desde seu ingresso na universidade. 

Os três professores foram alunos do Ceca, apresentam destacada produção científica e lecionam há mais de 30 anos na Ufal. A docente Edna atua na área de Fitopatologia (estudo das doenças de plantas), o professor Abel dedica seus estudos à área de Uso, Manejo e Conservação dos Solos, enquanto o professor Paulo Vanderlei realiza estudos na área de Melhoramento Genético de Plantas. Paulo Vanderlei, que obteve o título de doutorado em 1983, esperou mais de 20 anos por uma oportunidade para se tornar professor titular, durante a avaliação se destacou e obteve nota máxima nas etapas de avaliação. 

Para o diretor do Ceca, Gaus Andrade, a aprovação dos professores representa uma consolidação da unidade acadêmica. “A ascensão de categoria dos docentes do Ceca é muito importante, pois alunos graduados chegaram ao topo da carreira docente. A imagem da unidade se fortalece tanto dentro quanto fora da Ufal. Tais professores são exemplos para docentes ingressantes e para os estudantes de graduação e pós-graduação do Ceca. Além disso, o fato deles lograrem com tal êxito é mais um motivo para se sentirem motivados a produzir ainda mais”, ressaltou.