Abolição da escravatura foi tema de simpósio realizado na Ufal
Evento reuniu socioeducandos e comunidade acadêmica para discutir situação atual da juventude negra
- Atualizado em
Thyeres de Medeiros - estuidante de Jornalismo
A Superintendência de Assistência Socioeducativa (Sase) realizou na última quarta-feira (27), o 1º Simpósio “Liberdade sim, libertação não”, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió. O evento discutiu, com a comunidade acadêmica e com socioeducandos, temas ligados à abolição da escravatura e a atual situação da juventude negra no Brasil.
A programação contou com a participação do professor Jefferson Santos, do Instituto do Negro de Alagoas, além da palestra do membro da Comissão das Minorias Éticas e Direitos Humanos da OAB/AL, Alberto Jorge. Para o processo de ressocialização, adolescentes das unidades de Internação Feminina, Provisória de Rio Largo e de Internação Masculina 2, participaram do evento.
A Superintendente de Assistência Socioeducativa, Elizabeth Kümmer, explicou que o simpósio é resultado dos trabalhos desenvolvidos nas unidades. “Diversos processos pedagógicos foram adotados no projeto, como a música, as artes plásticas, a dança, a produção textual, culminando na data de hoje (dia 27)”, contou.
O evento contou com apresentações culturais de bandas formadas por socioeducandos da Unidade de Internação Masculina Extensão 2 (Uime 2) e Unidade de Internação Feminina (UIF). Na ocasião, as adolescentes da UIF também realizaram uma apresentação de violino.