Comissão define regras sobre consulta para escolha do novo reitor da Ufal
Inscrição de chapas será de 26 a 29 de maio; consulta à comunidade será dia 1º de julho
- Atualizado em
Diana Monteiro - jornalista
A escolha do novo reitor da Universidade Federal de Alagoas para o quadriênio 2015-2019 será dia 1º de julho. A data foi definida pela Comissão Central Eleitoral, responsável pela condução da consulta à comunidade universitária para escolha dos novos gestores, reitor e vice-reitor. A inscrição de chapas será de 26 a 29 de maio, das 9h às 12h, na Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores (Secs), pavimento superior do prédio da Reitoria.
A CCE, constituída pelas entidades representativas dos docentes, técnicos-administrativos e estudantes, publicou, no último dia 14, as normas reguladoras do processo de consulta. De acordo com essas regras, no último dia de inscrição de chapas, 29 de maio, a partir das 15h, a comissão fará o sorteio para definição dos números das chapas concorrentes.
Está definida a data da consulta para 1º de julho, mas se houver 2º turno, a definição ficará para dia 8 de julho. O segundo turno se dará caso haja mais de duas chapas concorrentes e nenhuma alcance metade mais um (50% + 1) dos votos válidos apurados.
O processo vai acontecer nos campi A. C. Simões, em Maceió, Arapiraca e do Sertão, em Delmiro Gouveia, realizado de forma paritária entre os segmentos da comunidade universitária, ou seja, cada uma das categorias deverá representar um terço dos votos válidos. Estão aptos a participar da consulta mais de 30 mil pessoas, entre servidores técnicos e docentes e estudantes. Não serão considerados aptos a votar os servidores aposentados, licenciados, afastados e cedidos para outros órgãos.
No caso dos alunos, eles devem estar regularmente matriculados no sistema acadêmico dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Os docentes devem integrar a carreira de magistério e do ensino básico, técnico e Tecnológico (EBTT), regidos pelo Regime Jurídico Único (RJU), em efetivo exercício na Ufal; já os técnico-administrativos devem ser integrantes do PCCTAE, em efetivo exercício na instituição.
Comissão central
Composta por seis membros, a CCE tem dois integrantes representantes da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), dois do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade (Sintufal) e dois do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Além dos titulares, também foram indicados pelas entidades dois suplentes para cada categoria.
São competências da comissão realizar a inscrição dos candidatos, na modalidade de chapas, constando apenas a indicação de reitor e respectivo vice; emitir instruções necessárias à realização da consulta; supervisionar e fiscalizar a campanha da consulta; publicar os resultados da consulta; e resolver os casos omissos.
Em anexo, leia documento contendo as normas definidas pela comissão central para o processo de consulta à comunidade universitária.