Educação digital na contemporaneidade é tema do 6º Seminário Nacional da Edapeci
Com variada programação, evento segue até esta quarta-feira, 13, no Campus A.C. Simões, em Maceió
- Atualizado em
Tamires Oliveira – estudante de Jornalismo
Segue até esta quarta-feira, 13, o 6º Seminário Nacional da Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais (Edapeci), evento que vem discutindo a Educação Digital na Contemporaneidade. A solenidade de abertura, realizada na última segunda-feira, foi considerada duas vezes importante: além de destacar a realização do Seminário, também marcou a celebração de 17 anos da Educação a Distância (EAD) na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), comemorado no mesmo dia 11.
“Este evento inicia celebrando uma história de conquistas, desafios vencidos e novos desafios. Estamos gratos pela presença de todos e desejamos bom congresso, boa discussão e bom aprendizado”, brindou o professor Fernando Pimentel, da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied). A primeira conferência foi ministrada pela professora Maria Natália Ramos da Universidade Aberta de Portugal e teve como tema Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Interculturalidade e Formação Docente.
Segundo a professora, o tema é fundamental, tendo em vista o cenário contemporâneo de uso das tecnologias digitais para maior acesso ao ensino. “A temática da educação digital é hoje uma das questões principais para discutir a nível das diferentes áreas de ensino, pois cada vez mais escolas e universidades terão de integrar as novas tecnologias digitais em suas práticas. Abrindo novas perspectivas na concretização do ensino que atinge jovens, crianças e famílias que nunca teriam acesso ao ensino convencional. Essas são exigências do mundo atual, das diversidades sociais, tecnológicas e culturais”, destacou Natália.
A solenidade de abertura contou ainda com as presenças do reitor Eurico Lôbo; do professor Irinaldo Diniz representando a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep); da professora Maria Neide Sobral, presidente da comissão científica do Seminário; do professor Luis Paulo Mercado, coordenador institucional da educação à distância na Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Arthur Nogueira, representando a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas.
Esta é a primeira vez que o seminário é realizado em outro Estado. As edições anteriores foram realizadas na Universidade Federal de Sergipe (UFS), mas o intuito é alargar as fronteiras. “O Seminário é ofertado de dois em dois anos e no último encontro que tivemos, em 2013, decidimos abrir uma itinerância. De modo que agora acontece aqui, o próximo será em Itabaiana e depois voltaremos a São Cristóvão”, pontuou Maria Neide Sobral.
Com variada programação, o Seminário também trouxe minicursos que abordam temas como rádio educativa, elaboração de materiais impressos para a EAD, jogos e aplicativos digitais para a alfabetização matemática coordenados por pesquisadores de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.
Ainda foram realizadas três mesas que discutiram a Educação Digital e Educação Básica, Práticas Inovadoras no Ensino Superior e Laboratórios Interdisciplinares: práticas e desafios na formação docente. O encerramento do Seminário será marcado pela conferência sobre Educação Digital na Contemporaneidade, da pesquisadora Lúcia Santaella, na quarta-feira (13), às 14h. Veja mais detalhes aqui.