Encontro de Editores de Revistas Acadêmicas discute perspectivas para divulgação cientifica
Evento já aconteceu em Santa Catarina e em São Paulo
- Atualizado em
Wende Evangelho – estudante de Jornalismo
Na manhã da última quinta-feira (14), aconteceu o 3° Encontro de Editores de Revistas Acadêmicas que reuniu os editores dos veículos das áreas de letras e linguísticas e o representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Dermeval da Hora, para discutir critérios, tendências e perspectivas das publicações acadêmicas neste campo.
Mais de 600 revistas acadêmicas são publicadas em todo país de cada programa de pós-graduação das universidades, que trazem em média 12 artigos por edição. A Faculdade de Letras (Fale) publica a Revista Leitura , com artigos que abordam pesquisas que tratam de literatura ou linguística.
O editor da revista Fale, Luiz Fernando Gomes, acredita que os periódicos possibilitam a ampliação da informação. " Essa revista é bimestral com aproximadamente 25 artigos publicados durante o ano. Isso gera circulação do conhecimento, porque fazemos as pesquisas e depois divulgamos através destes periódicos", afirmou.
O encontro busca criar formas mais eficazes de análise das pesquisas que serão publicadas nas revistas acadêmicas. "Estamos reunidos para melhorar a qualidade da divulgação e publicação dos artigos, ou seja, pessoas que fizeram suas pesquisas e enviarem para qualquer uma das revistas terão critérios mais justos de avaliação", contou Luiz Fernando.