Fórum Mestre Zumba apresenta documentário em Salvador

Documentário reúne depoimentos de profissionais e imagens dos trabalhos realizados pelo Fórum


- Atualizado em
Professora Nadir Nóbrega entre a coordenadora de pesquisa e o diretor do Balé do Teatro Castro Alves, Lícia Morais e Antrifo Sanches
Professora Nadir Nóbrega entre a coordenadora de pesquisa e o diretor do Balé do Teatro Castro Alves, Lícia Morais e Antrifo Sanches

Natália Oliveira - estudante de Jornalismo

No último mês, o projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas, Fórum Mestre Zumba: pensamento afro-ameríndios, foi apresentado com a exibição do documentário sobre o projeto, em dois dias do mês de abril, na cidade de Salvador. 

A primeira exibição ocorreu em abril, na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, para os estudantes do mestrado em Educação, Artes Cênicas, Museologia e da disciplina Capoeira I, do curso de graduação de Educação Física. No mesmo mês, foi a vez de o elenco do Balé do Teatro Castro Alves conhecer o trabalho desenvolvido no Fórum.

O documentário foi lançado ano passado, em Maceió, durante o 2º Forúm Mestre Zumba e reúne depoimentos dos profissionais envolvidos no projeto de extensão, assim como imagens de atividades desenvolvidas durantes os anos de 2013 e 2014. 

Criado em 2013 e coordenado pela professora da graduação em Dança da Ufal, Nadir Nóbrega, o Fórum desenvolve ações que buscam promover a discussão étnica com base na Lei Federal 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena em escolas de ensino fundamental e médio, sejam elas públicas ou privadas.