Núcleo de Línguas convida comunidade para participar do TOEFL e aulas de conversação
Atividades são gratuitas e contam com apoio de colaboradoras nativas
- Atualizado em
Jhonathan Pino - jornalista
O auditório da Reitoria recebeu, mais uma vez, a equipe do Núcleo de Línguas da Universidade Federal de Alagoas (Nucli-Ufal) para passar informações sobre o Inglês sem Fronteiras (ISF). Na última quinta-feira (7), eles tiraram dúvidas e convidaram alunos e servidores da instituição para fazer a prova de proficiência do TOEFL ITP (Test of English as a Foreign Language). O exame serve para verificar o nível de inglês do candidato e direcioná-lo para participar dos cursos preparatórios.
Como a certificação do TOEFL ITP é necessária para praticar intercâmbios pelo Ciências sem Fronteiras (CSF), a Universidade disponibiliza gratuitamente a aplicação desse teste em diferentes datas. A próxima está agendada para o dia 20 e nela podem se inscrever os alunos de graduação que tenham cursado até 90% do total de carga horária, ou servidores da instituição.
As provas são compostas de três etapas: compreensão auditiva, gramática e compreensão de leitura, com duração de 2 horas 15 minutos. O resultado sai em 45 dias.
Como se preparar?
Para capacitar os interessados ao TOEFL ITP, o Núcleo oferta cursos on-line, por meio do My English Online (MEO), além de presenciais, ministrados no Campus A.C. Simões por professores, licenciandos ou licenciados em Língua Inglesa.
Como forma de otimizar a aprendizagem dos alunos participantes, são fornecidos material de apoio de países nativos e de parceiros do Programa. Uma das novidades deste ano é a participação de quatro norte-americanos, que atuam como professoras assistentes no programa.
Além dos cursos preparatórios com cargas horárias diferenciadas, de 16 horas, 32 horas, 48 horas ou 64 horas, o Nucli oferta o idioma pelo Programa Casa de Cultura no Campus. Agora, com o apoio das professoras assistentes, estão sendo disponibilizados horários para conversação, workshops e exibição de filmes, tudo realizado no Campus A.C. Simões. “São várias atividades visando ao aprendizado de inglês da forma mais divertida possível”, relatou um dos integrantes do grupo.
Ao contrário dos cursos, as atividades culturais e de conversação não demandam de inscrições. Stevie Gildehaus, uma das professoras assistentes, vinda dos Estados Unidos, relata que qualquer um pode fazer. “Não tem compromisso, basta ir aos locais e participar”, disse a colaboradora do Fulbright.
Sérgio Ifa, coordenador do Nucli, relata que a participação dos alunos nestas atividades é essencial para a internacionalização da Ufal. “Quanto mais pessoas estiverem interessadas, mais poderemos ofertar novas vagas. Caso isso não ocorra, não poderemos ofertar novos cursos”, lamentou.
Para fazer a inscrição para a prova, acesse o site. Nessa mesma página, aqueles que já fizeram o exame, podem se inscrever nas aulas presenciais. Outra possibilidade é pelo endereço http://www.myenglishonline.com.br/. Mais informações podem ser conseguidas na fanpage do Nucli.