Sala Cofre da Ufal é pioneira na administração pública federal no Nordeste

Estrutura inaugurada na última sexta-feira, fica ao lado do prédio da Reitoria, no Campus A.C. Simões, em Maceió


- Atualizado em
Sala Cofre de Data Center da Ufal é inaugurado em Cerimônia Solene
Sala Cofre de Data Center da Ufal é inaugurado em Cerimônia Solene

Déborah Moraes - estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) agora conta uma estrutura moderna e segura para guardar os dados da instituição. Trata-se da Sala Cofre para Data Center, inaugurada na última sexta-feira (15). A estrutura fica ao lado do prédio da Reitoria, no Campus A.C. Simões, em Maceió, e configura uma iniciativa pioneira entre os órgãos da Administração Pública Federal do Nordeste.

Em cerimônia solene, que contou com a presença do reitor Eurico Lôbo e do secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Pablo Viana, a Sala Cofre foi apresentada à comunidade acadêmica pelo diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Alan Pedro da Silva. Participaram também da solenidade a superintendente de infraestrutura, Nélia Callado e o diretor do Instituto de Computação (IC), Marcus Braga.

Na oportunidade, o diretor fez questão de relembrar todo o processo para aquisição da estrutura, iniciado ainda em 2013, e explicar como os projetos de tecnologia serão beneficiados. "Naquele ano, nós identificamos a necessidade de termos uma infraestrutura mais robusta e de alta disponibilidade para armazenar os dados da Ufal. Graças ao apoio da gestão desde o início, em junho de 2014 foi iniciado o processo licitatório e de construção do espaço. Em março deste ano a sala cofre foi entregue e vem funcionando de forma satisfatória. Esse é o início da possibilidade de inúmeros projetos com mais estabilidade e segurança", explicou.

A estrutura é única entre as Instituições de Ensino Superior (IES) do Nordeste e, além de ser resistente a incêndios, poeira, infiltrações, descargas elétricas, explosões, mudanças de temperatura, quedas de energia, disparos de armas de fogo e enchentes, tem capacidade para armazenar até 230 terabytes de dados e funcionará num espaço de aproximadamente 20 metros quadrados, com geradores próprios. Antes, o Data Center da Ufal funcionava no próprio NTI, no prédio da Reitoria.

O secretário Pablo Viana, ressaltou o papel da Ufal nos avanços tecnológicos do Estado: “Mais uma vez a Ufal é exemplo de inovação tecnológica e modernização em Alagoas e mostra que o conhecimento se desenvolve aqui dentro. A importância que a segurança de dados tem, a independência da instituição nessa guarda e o tráfego de informações é essencial e deve ser seguida por todos os órgãos do equipamento público”, afirmou.

Já o reitor Eurico Lôbo fez questão de parabenizar todos os envolvidos no projeto. “Eu gostaria de parabenizar e agradecer o empenho de toda a equipe envolvida nesse empreendimento inovador. Ao antigo diretor do NTI, Rodrigo Paes, que iniciou esse trabalho, ao Alan Pedro que deu continuidade, à Nélia Callado que, à frente da Sinfra [Superintendência de Infraestrutura], conseguiu transformá-lo em realidade e a muitos outros. E tenho certeza que, de agora em diante, dentro desse processo de crescimento e evolução permanente que nós fizemos questão de buscar sempre, a Ufal vai avançar muito mais rapidamente. Estamos de parabéns”, concluiu.

Data Center

Data Center é um ambiente projetado para abrigar servidores e outros componentes como sistemas de armazenamento de dados (storages) e ativos de rede (switches, roteadores).