Ufal e Detran definem ações para o 15º Ato em Defesa da Vida

Ato discutirá a violência no trânsito e seus efeitos na sociedade


- Atualizado em
Reunião entre a equipe da Proest da Ufal e a equipe do Detran AL
Reunião entre a equipe da Proest da Ufal e a equipe do Detran AL

Tamires Oliveira – estudante de jornalismo 

A Pró-reitoria Estudantil (Proest) da Universidade Federal de Alagoas, em reunião com representantes do Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran AL), definiu, na terça-feira (5), ações para o 15º Ato Ufal em Defesa da Vida. O evento terá como tema Trânsito: Violências, traumas e sequelas. Prevenção ou morte?. O objetivo é discutir com a comunidade universitária e a sociedade alagoana a violência no trânsito e seus efeitos nas relações sociais. 

O encontro foi dirigido pela coordenadora de Política Estudantil da Ufal, Ruth Vasconcelos. Esteve presente ainda, o pró-reitor Estudantil, Pedro Nelson, o coordenador de Educação do Detran AL, Daniel Celestino, e as respectivas equipes dos dois órgãos. “Estreitando ainda mais a parceria entre a Ufal e o Detran, tendo em vista a preocupação com a preservação da vida, nada tão propício como o ambiente universitário para tratar do assunto”, afirmou Daniel sobre a ação. 

Alunos, professores, técnicos e visitantes estão convocados a participar. Através de um questionário que propõe a reflexão sobre o comportamento no trânsito e como desenvolver uma atitude mais pacífica e solidária neste espaço. O questionário poderá ser respondido até o dia 25 de maio por meio do link. 

Dia 26, serão realizadas duas mesas-redondas, que terão depoimento de pessoas marcadas por tragédias no trânsito. A primeira, terá como tema O Trânsito como um espaço de relações sociais: o respeito e a responsabilidade em defesa da vida e ocorrerá no auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC), no Campus A. C. Simões, às 9h. Já a segunda mesa abordará sobre O planejamento e a mobilidade urbana como fatores preventivos a violências, traumas e sequelas no Trânsito, às 14h no auditório da Reitoria. O ato está relacionado com a campanha Maio Amarelo da Ufal, que promove reflexões sobre o trânsito no campus. 

Também durante a reunião foi realizada a entrega de um tablet para a aluna do curso de Física licenciatura do Campus Arapiraca, Edjaneide Bezerra de Brito. Ela foi a ganhadora do sorteio promovido para os alunos que responderam à pesquisa do Perfil dos Estudantes de Graduação no Sistema Acadêmico (Sieweb).

Leia também

Ufal em Defesa da Vida promove reflexão sobre a violência no trânsito