Ufal implanta uso de cloro para tratar água da Unidade de Viçosa

Procedimento foi implantado há mais de um mês e é o mesmo utilizado pela Casal, quando usa água de poço


- Atualizado em
Restaurante Universitário de Viçosa, inaugurado semana passada
Restaurante Universitário de Viçosa, inaugurado semana passada

Simoneide Araújo - jornalista

Durante a inauguração do Restaurante Universitário da Unidade de Ensino de Viçosa, na quinta-feira (14), um grupo de alunos fez protesto com cartazes, denunciando que a comunidade acadêmica estaria consumindo água contaminada.  Sobre essa demanda, a superintendente de Infraestrutura da Ufal, Nélia Callado, reforça que um mês antes da inauguração foi feita analise da qualidade da água distribuída na referida Unidade e se verificou a necessidade de tratamento químico por meio de adição de cloro, o mesmo feito pela Casal, quando a Companhia utiliza água de poço.

Segundo Nélia, a Ufal está fazendo o controle semanal da qualidade da água usada na Unidade de Viçosa, não somente devido ao inicio de funcionamento do RU, mas por que toda água distribuída deve atender aos padrões de potabilidade seguindo o que determina a Portaria MS 2.914/2011, do Ministério da Saúde. “Fizemos a análise e constatamos a presença apenas de coliformes totais e ausência de coliformes fecais. Isso pode ocorrer pois a água da Unidade de Viçosa é proveniente de um poço perfurado na própria fazenda e que distribuía água sem cloração. A partir do que foi constatado, antes da inauguração do RU, procedemos a lavagem do reservatório de abastecimento da Unidade e implementamos o sistema de cloração na água de distribuição”, explicou.

Nélia assegura que todas as medidas estão sendo tomadas para garantir o fornecimento de água de qualidade, própria para consumo. “Nosso acompanhamento permanente vai nos permitir o controle da qualidade da água que abastece a toda a Unidade, incluindo o RU”, completou.