Ação da Ufal no Maio Amarelo promove educação e gentileza no trânsito
Iniciativa é uma parceria com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito e está sendo realizada em todo o Brasil
- Atualizado em
Tamires Oliveira – estudante de Jornalismo
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizou, na última quarta-feira (13), uma ação educativa nas duas principais vias de acesso do Campus A.C. Simões, em Maceió. A iniciativa, uma parceria com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), está sendo realizada em todo o Brasil e faz parte da campanha #UfalNoMaioAmarelo, que tem o objetivo de chamar a atenção de condutores e pedestres para a necessidade de obedecer às normas de trânsito, evitando acidentes ou transtornos neste espaço da Universidade.
Foram abordados condutores de ônibus, estudantes, servidores, taxistas, motociclistas, ciclistas, visitantes e pedestres. Para o estudante do curso de Pedagogia, Marcos Almeida, a campanha é excelente. “Essa é uma questão de cultura e educação, por isso se deve utilizar a informação, ensino e a conscientização para que se aprenda a fazer o que é correto. É o trabalho individual que constrói o coletivo, quando cada um faz a sua parte colabora para a formação do todo”, pontuou o acadêmico.
A ação
Durante toda a manhã, a equipe de arte e educadores de trânsito da SMTT, sob a coordenação de Pierre D' almeida, distribuiu folhetos educativos que promovem a gentileza no trânsito, adesivos que apoiam a relação de respeito entre motorista e ciclista e orientaram o público quanto aos perigos e riscos que correm, podendo ser evitados.
Segundo Pierre, o espaço acadêmico é propício para esse trabalho que ressalta a importância de se estar sempre atento no trânsito. “Voltada para os condutores de veículos que usam o acesso da Ufal, esta ação visa orientar quanto ao respeito pela sinalização das vias, ao uso obrigatório do cinto segurança, ao excesso de velocidade, cujo limite no campus é de 40km, ao uso do celular ao conduzir o veículo e à combinação perigosa do consumo de álcool com a direção”, relatou o coordenador da equipe.
Durante a abordagem, o motorista de ônibus que trabalha na linha 706 – Eustáquio Gomes-Ponta Verde, Paulo de Lima, ressaltou que esta ação veio em boa hora. “Esse trabalho deve ser realizado com frequência, é importante para nós, motoristas e também para os pedestres, receber essas informações e orientações”, afirmou o rodoviário.