Unidade de Reumatologia do HU é entregue à população em cerimônia especial

Atendimentos serão realizados a partir de segunda-feira, 18 de maio


- Atualizado em
Nova Unidade de Reumatologia do HU foi inaugurada na última semana
Nova Unidade de Reumatologia do HU foi inaugurada na última semana

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo

A nova Unidade de Reumatologia do Hospital Universitário (HU) foi inaugurada na última semana em cerimônia especial. A solenidade contou com a presença do reitor Eurico Lôbo, do superintendente do Hospital, Paulo Teixeira e do representante da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Ricardo Vanderlei, e membros do corpo médico do hospital.

Na ocasião, o coordenador da nova unidade, Thiago Sotero Fragoso, expôs os benefícios que o serviço, pioneiro no Estado, vai trazer para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Será ampliado em, pelo menos, cinco vezes o número de atendimentos em reumatologia no ambulatório do HU, que hoje é de 200 mensais em média.

Na sua apresentação, o professor disse que existem no Brasil cerca 20 milhões de doenças reumatológicas autoimunes diagnosticadas e que, em Alagoas, esse número é de 30 mil, o que gera cerca de 300 mil pacientes para apenas 20 especialistas, sendo 17 na capital e três no interior. Para ele, a criação do núcleo é fundamental para esses pacientes, já que o HU é o único centro médico que disponibiliza esse tipo de atendimento no Estado.

O reitor, ao final da explanação, parabenizou o professor Thiago e a equipe do HU e colocou a Reitoria à disposição do núcleo, enfatizando que a nova geração de profissionais do hospital promete grandes resultados. “Como é bom ver esses novos profissionais empolgados e com ideias que vão beneficiar a população do nosso Estado, onde saúde de qualidade é para poucos. E ver o HU se tornando referência em uma área tão necessária nos enche de satisfação e orgulho. Agora só me resta desejar sucesso. Sucesso que eu tenho certeza que terá”, finalizou Eurico Lôbo.

Paulo Teixeira também fez questão de parabenizar a equipe envolvida e frisou o empenho do seu líder. “Como é bom ver gente empolgada, empenhada, com o espírito guerreiro e batalhador como o Thiago [Sotero Fragoso], que não desiste e faz acontecer. Tenho certeza também que o trabalho em equipe é o diferencial dessa realização. É só desse jeito que pessoas comuns como nós, podem realizar coisas extraordinárias como a nova unidade de reumatologia”, concluiu o superintendente do HU.

Nova Unidade de Reumatologia

A Unidade, viabilizada pela Ebserh, será composta por reumatologistas, reumatologistas pediátricos, nefrologistas, médicos físicos, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Também abrangerá pesquisas clínicas, atendimento a pacientes com doenças autoimunes cutâneas, doenças osteometabólicas, atendimento a gestantes, terapia infusional em nível ambulatório, cuidados de enfermagem, artropatias inflamatórias, entre outros serviços.

O trabalho levou cerca de dois anos para ser estruturado e tem o envolvimento do grupo de pesquisas em doenças autoimunes, que existe desde 2014 e conta com oito linhas de pesquisa. Além disto, prevê atividades especificas para alunos do 8º período e do último ano do curso de Medicina (internato) e a criação da residência em reumatologia e o mestrado em ciências médicas para 2016, fechando a tríade de assistência, pesquisa e ensino.

As atividades do Núcleo consistirão, principalmente, em identificar as doenças em curto prazo, a fim de impedir que elas se desenvolvam para formas crônicas, principalmente no interior do Estado, com a ampliação da telemedicina, o que desafogaria o número de pacientes no HU.

É importante alertar que, apesar de a maioria das pessoas acharem que as doenças reumatoides atingem apenas idosos, pessoas de todas as idades, inclusive crianças, podem ser acometidas por elas.