Abertura do Caiite 2015 tem música, reconhecimento e valorização da integração

Evento debate Desafios para Alagoas até sábado, 20, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso


- Atualizado em
Mesa solene de abertura do Caiite 2015
Mesa solene de abertura do Caiite 2015

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Está oficialmente aberto o Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2015). O evento, que chega a sua terceira edição, discute Desafios para Alagoas com variada programação até sábado, 20, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. A solenidade, realizada na noite da segunda-feira (15), contou com a presença de estudantes e professores das mais variadas esferas e contou com música, reconhecimento e informação.

A parte musical ficou por conta de apresentação realizada pelo Coro da Universidade Federal de Alagoas (Corufal), que encantou a plateia com oito músicas variadas e pedidos de “quero mais”. As peças interpretadas refletiam os 200 anos de Maceió, um dos temas escolhidos para representar o Caiite 2015. “Estamos muito felizes com a platéia que nos acompanha até aqui e nos pede mais canções”, salientou o maestro Gustavo Campos Lima.

Em seguida, foi montada a mesa de abertura, onde estiveram presentes o reitor e a vice-reitora da Ufal, Eurico Lôbo e Rachel Rocha, respectivamente; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, Pablo Viana, representando o governador Renan Filho; o vice-reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Clébio Araújo; o reitor do Centro Universitário Tiradentes (Unit), Dário Santana; o reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Sérgio Teixeira; além da secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse Dórea, representando o prefeito Rui Palmeira; o superintendente do Sebrae, Marcos Vieira, e o palestrante Armando Milioni, titular da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), representando o ministro Aldo Rebelo.

Reconhecimento

A vice-reitora da Ufal e também coordenadora-geral do Caiite 2015, Rachel Rocha, foi bastante parabenizada pela idealização, realização e condução do evento, que chega a sua terceira edição, consolidado como referência em Alagoas, como ressaltou o professor Dário Santana. “O Caiite mostra para a sociedade alagoana o que nossas instituições estão produzindo na área acadêmica, visando à contribuição para o desenvolvimento de Alagoas”, complementou o reitor da Unit.

Já o reitor do Ifal, Sérgio Teixeira, relembrou que a iniciativa de um evento integrado como o Caiite 2015 surgiu durante a gestão de Ana Dayse Dórea, hoje reitora honorária da Ufal, quando o mesmo ainda era um Congresso Acadêmico. “Foi ela quem abriu as portas para essa integração e, seguida por Rachel [Rocha] e Eurico [Lôbo], que deu continuidade a essa iniciativa de integrar as demais instituições. Este é um momento de festa da academia, onde mostramos que produzimos inovação e tecnologia e podemos contribuir com o nosso Estado”.

O vice-reitor da Uneal, Clébio Araújo, disse que o Caiite se propõe a estabelecer um novo paradigma em Alagoas na produção do conhecimento. “A gente dá um passo consistente, sob a batuta de Rachel [Rocha], no sentido de que há unidade e interação entre as instituições que produzem conhecimento no Estado e eu não tenho dúvidas que o Caiite é a própria inovação e tende cada vez mais a aprofundar o estabelecimento de projetos conjuntos, parcerias e compartilhamento de produções em Alagoas. Espero que possamos nos fartar de conhecimento neste Caiite e nos conhecermos um pouco mais. O primeiro passo está dado aqui, com essa exitosa tentativa de integração e que possamos estar comemorando por uma Alagoas capaz de ser inclusiva, superar desigualdades históricas e compartilhando conhecimento ainda mais. Vivemos aqui um exercício de democracia do conhecimento”, vibrou Clébio.

A secretária Ana Dayse Dórea disse estar emocionada e, ao mesmo tempo, orgulhosa de ver que seu filho, como carinhosamente chamava o então Congresso Acadêmico, hoje, está consolidado na forma de Caiite 2015. “Esse evento tem sido de grande contribuição para nossos estudantes, não só universitários, mas de toda rede municipal e do Estado de Alagoas como um todo. Hoje, o evento ultrapassou os muros da Ufal, acontecendo em outros pólos de ensino. Os votos do prefeito Rui Palmeira são os melhores, os de que o Caiite continue acontecendo com sucesso e beneficiando toda a sociedade”, agradeceu Ana Dayse.

O reitor Eurico Lôbo passou a presidência do Caiite 2015 para a vice-reitora, Rachel Rocha e, em seguida, agradeceu a todos pela presença, desejando sucesso a mais uma edição do evento. “Sabemos da dificuldade de realizar um evento como este, mas a professora Rachel me questionou: reitor, o senhor me dá essa liberdade? E claro que eu disse sim. E, hoje, estamos aqui. Esse é um desenho vitorioso, sempre me orgulho e relato sobre ele em meus encontros com os reitores das demais instituições em encontros nacionais. Parabéns a nossa Ufal e aos nossos parceiros que nos ajudam com este evento”, disse o reitor, complementando ao convidar toda a sociedade para participar da variada programação do evento.

Recado esse que foi reforçado pela coordenadora-geral e vice-reitora da Ufal, Rachel Rocha, que destacou a variedade das atrações programadas para os próximos dias. “O Caiite comemora, este ano, algumas datas impórtantes: os 200 anos de Maceió, o ano da Luz e os 25 anos de nossa Fapeal. Com isso, temos diversas homenagens em nossa estrutura, programação e com temas instigantes a serem discutidos, como mobilidade urbana, desenvolvimento econômico e sustentabilidade, reunindo diversos pesquisadores”, salientou.

Rachel destacou ainda que o evento é aberto e gratuito à sociedade alagoana e transita por todos os públicos, desde a educação básica às comunidades universitárias. “Vamos receber a visita de cerca de oito mil alunos de escolas públicas e privadas, teremos cerca de 1.300 apresentações de trabalhos de estudantes e mais de 500 mesas-redondas neste Caiite, que acontece simultaneamente em Maceió, Arapiraca e Penedo. O evento nos reforça a importância da parceria e integração e convido a todos para aproveitar a rica programação disponibilizada para adquirirmos novos conhecimentos”, concluiu a vice-reitora da Ufal.

A solenidade de abertura contou ainda com a palestra do secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Armando Milioni, que trouxe para os alagoanos um debate sobre o cenário atual e perspectivas sobre Ciência e Tecnologia no Brasil, cujos destaques do debate você confere aqui em nosso site e no portal da Ufal nesta terça-feira, 16.

Confira mais fotos no álbum postado no Facebook do Caiite