Caiite 2015: Reitora honorária exalta orgulho com nova edição do evento

Representando o prefeito Rui Palmeira, Ana Dayse Dórea destacou parceria com Centro de Educação da Ufal


- Atualizado em
Reitora honorária também destacou parceria da Ufal com a Secretaria Municipal de Educação
Reitora honorária também destacou parceria da Ufal com a Secretaria Municipal de Educação

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

A reitora honorária da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ana Dayse Dórea, participou da solenidade de abertura do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2015) na noite da última segunda-feira (15). Representando o prefeito Rui Palmeira, Ana Dayse, que é secretária de Educação de Maceió, anunciou seu agradecimento e desejo de sucesso ao evento e destacou a parceria com Centro de Educação (Cedu). Ela se disse orgulhosa e emocionada em ver a consolidação do evento, que chega a sua terceira edição.

“Estou orgulhosa em estar aqui, não só como secretária, ao representar o Prefeito trazendo seus cumprimentos a todos da mesa e aos presentes, mas de ver os professores, não apenas da nossa Ufal aos quais tenho apreço em encontrá-los, mas aos demais docentes e servidores das outras instituições para quem este evento tem sido uma provocação no sentido de contribuição e do que representa a inovação, visto que o Caiite é a própria inovação”, salientou Ana Dayse.

A secretária destacou ainda a parceria que a Semed mantém com a Ufal, por meio do Centro de Educação (Cedu), contribuição de grande importância para Maceió. “O Cedu nos apoia ao construir as orientações curriculares para educação municipal, para diretrizes do ensino fundamental, visto que Maceió é uma das poucas cidades com as diretrizes construídas e publicadas, apoiadas pelo Programa Desenvolvimento das Nações Unidas e, em agosto, vamos lançar essas orientações exigidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Essa parceria é importantíssima”, disse.

E ao comentar a importância da parceria com a Ufal, destacou também o quanto é preciso a integração e a inovação com as demais instituições de ensino superior do Estado. “Continuamos sempre à disposição da nossa Universidade, mas não apenas da Ufal, e sim, de todos os centros universitários. Temos 135 escolas, cerca de 3.500 professores, mais 17 novas creches sendo construídas e, por isso, precisamos dessa relação cada vez mais próxima para que possamos, além de inovar tecnologicamente, inovar, também, socialmente”, argumentou Ana Dayse.

Emoção e orgulho

A reitora honorária disse estar emocionada e, ao mesmo tempo, orgulhosa de ver que seu filho, como carinhosamente chamava o então Congresso Acadêmico, hoje, está consolidado na forma de Caiite 2015. “Esse evento tem sido de grande contribuição para nossos estudantes, não só universitários, mas de toda rede municipal e do Estado de Alagoas como um todo. Hoje, o evento ultrapassou os muros da Ufal, acontecendo em outros polos de ensino. Os votos do prefeito Rui Palmeira são os melhores, os de que o Caiite continue acontecendo com sucesso e beneficiando toda a sociedade”, agradeceu.

Ana Dayse também destacou o quanto o evento é importante para a rede básica do município e do Estado. “Aqui, estamos formando nossos professores para a rede básica, tendo a oportunidade de trazê-los – não só eles, mas nossos estudantes de sexto e nono ano. Estamos trazendo também um espaço exclusivo da Semed, o Baú de Ideias. Com isso, a gente quer registrar aqui o desejo de que o Caiite aconteça cada vez mais forte e maior, para mostrar que Alagoas é capaz de produzir ciência e tecnologia e que isso seja aplicado ao crescimento do nosso Estado”, falou.

Emocionada, revelou também seu orgulho em reencontrar “seu povo”, como ela chama, carinhosamente, a comunidade universitária da Ufal.  “Quero dizer que é uma emoção muito forte poder encontrá-los e abraçá-los aqui. Deixo aqui os parabéns a você, Rachel [Rocha, vice-reitora da Ufal], por conduzir mais uma etapa do Caiite e parabéns a todas as demais instituições de educação superior por entender que este Estado precisa, de fato, de que a gente faça, inove e mude a realidade, visto que este evento é um grande pilar que contribui para promovermos um grande diferencial na educação de Alagoas”, concluiu Ana Dayse, arrancando aplausos dos presentes.