Caiite sedia 6° Encontro Regional da SBQ Nordeste
Oficinas e conferência de abertura acontecem nesta quarta-feira, 17
- Atualizado em
Jhonathan Pino - jornalista
O Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite) recebe nesta quarta-feira, 17, a professora Maria da Conceição, da Universidade de Porto, Portugal, para a oficina Biossensores: uma nova ferramenta para a biotecnologia. A atividade acontece das 14h às 17h30, na Sala Boa-noite e faz parte do 6° Encontro Regional da SBQ Nordeste.
Na oficina acima, serão abordados a definição, os componentes, o desenvolvimento histórico e os princípios gerais do Biossensor. Também serão analisados a aplicação, o diagnóstico clínico e biomedicina, controle de processos industriais, ambiental e da agricultura com os biossensores eletroquímicos.
Na Sala Falésias ocorre outra oficina, Nanotecnologia: inovação e sustentabilidade, onde Monique Gabriela, do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas. Ela irá abordar de forma introdutória a definição e os conceitos básicos relacionados à Nanotecnologia e Nanociência.
Os participantes serão situados quanto ao processo de síntese, caracterização e as aplicações dos materiais trabalhados naquela escala. Também serão discutidas as vantagens e desvantagens do processo de miniaturização e seus efeitos na inovação e sustentabilidade. A atividade acontece entre 14h e às 17h30.
No mesmo horário, no entanto, na Sala Singeleza, a professora do IQB, Adriana Ribeiro, ministra a oficina Aplicação de polímeros conjugados em química forense para detecção de impressões digitais, onde serão abordados os métodos, a fluorescência dos polímeros conjugados e sua aplicação na detecção das impressões digitais.
À noite, para a Conferência de abertura Encontro da SBQ Nordeste, irá à Sala Jatiúca o professor Jaílson Bittencourt de Andrade, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A partir das 19h30, ele irá abordar as Relações entre a composição dos combustíveis, as emissões veiculares e a Química Atmosférica: Brasil um estudo de caso. A atividade faz parte do eixo 5, Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade.