Conexões de Saberes realiza jornada no Caiite 2015
Serão 500 vagas divididas entre alunos do projeto e público em geral
- Atualizado em
Déborah Moraes – estudante de Jornalismo
O programa Conexões de Saberes, realizado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), promoverá uma sequência de aulas de nivelamento de todas as áreas de conhecimento que caem nas provas do Enem, durante o Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2015). Serão 500 vagas divididas entre alunos matriculados no curso Pré-Enem Comunitário e público em geral.
As aulas acontecerão de 16 a 19 de junho, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, e terão duração de quatro horas por noite, com atividades teóricas e lúdicas a respeito de três grandes áreas: ciências naturais e matemática, ciências humanas e suas tecnologias e linguagens e códigos. A Jornada de Saberes 2015 do curso Pré-Enem Comunitário tem o intuito de estimular e gerar confiança no aluno em sua primeira etapa de estudos com nivelamento para cada área do Enem, beneficiando o público com vulnerabilidade socioeconômica.
Esta é a primeira vez que o programa realiza atividades no Caiite e, de acordo com a coordenadora Janda Alencar, esse será um espaço para divulgação das ações do programa e da própria universidade, e para aumentar o número de parcerias com empresas que investem em educação. “O trabalho que realizaremos no Caiite será interdisciplinar em nível estadual. Vamos consolidar ainda mais o prestígio e a qualidade de nossas atividades, que concorrem com cursinhos de ponta na cidade, além de fortalecer a imagem da Ufal, do Caiite e do Conexões de Saberes”, explicou.
Para poderem assistir ao aulão, os interessados devem se inscrever no site do Caiite (www.caiite.org/inscricoes) como ouvintes e seguir o procedimento padrão: fazer o credenciamento no dia 15 de junho, das 9h às 14h. Para garantir vaga na atividade, deve-se chegar cerca de 30 minutos antes do início para realizar o check-in na aula. A participação é gratuita.
Conexões de Saberes
O programa Conexões de Saberes é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), realizado na Ufal por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex). Há quase dez anos vem superando barreiras e vencendo desafios postos na educação, por meio do seu projeto Pré-Enem Comunitário, que, ao longo desse tempo, aprovou mais de mil estudantes oriundos de escolas públicas em cursos de graduação de grande concorrência, como Direito, Medicina, Enfermagem, Engenharias e Ciências da Computação.
As aulas são ministradas por alunos da Ufal que participam do programa. Para participar, os interessados são submetidos ao um processo seletivo, realizado em etapa única, de caráter eliminatório e classificatório, constando de uma prova escrita com questões de múltiplas escolhas. Os selecionados têm aulas durante todo o ano e participam de outras atividades, como simulados pré-vestibular.