Conselho Universitário decide suspender atividades acadêmicas

Comissão formada por membros do Consuni acompanhará as atividades de caráter essencial, que não podem ser interrompidas


- Atualizado em

Diana Monteiro -  jornalista 

De acordo com a deliberação aprovada por ampla maioria do Conselho Universitário (Consuni), em sessão ordinária, realizada na tarde de segunda-feira (8), estão suspensas as atividades acadêmicas nos três campi da Universidade Federal de Alagoas. A decisão é válida enquanto durar a paralisação dos docentes, deflagrada no último dia 28 de maio.

Durante a sessão, ficou também decidido pelo Consuni que uma comissão formada por conselheiros acompanhará as atividades de caráter essencial, que não podem ser interrompidas durante a greve. Conforme a Resolução nº. 32/2015-Consuni, algumas considerações estão colocadas para a decisão da suspensão das atividades acadêmicas.

Os conselheiros levaram em consideração o princípio acadêmico da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, bem como a importância do cumprimento integral dos planos de trabalho das atividades acadêmicas. A outra, conforme o documento, trata-se da paralisação da grande parte das atividades acadêmicas, desde a deflagração da greve dos docentes.

O movimento nacional conta atualmente com a adesão de mais de 20 instituições federais do país, com pauta de reivindicações específicas junto ao governo federal. A greve atinge ainda o segmento técnico-administrativo, que deflagrou paralisação por tempo indeterminado na mesma data.

Comissão

A comissão que vai acompanhar as atividades mantidas como de caráter essencial, durante a paralisação dos docentes é composta pelos conselheiros Tiago Cruz, Ruth Vasconcelos, Jeamerson dos Santos, Davi Menezes, Luciano Henrique da Silva e Carlos David França.