Desafios para Alagoas serão apresentados no Caiite 2015
Abertura oficial será segunda-feira, com apresentação cultural e conferência com Armando Zeferino Milioni, do MCTI
- Atualizado em
Simoneide Araújo – jornalista
Daqui a quatro dias começa o 3º Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2015), realizado de 15 a 20 de junho, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. A abertura será na segunda-feira, às 17h, no auditório central, com a apresentação do Corufal e conferência de Armando Zeferino Milioni, secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Desafios para Alagoas é o tema escolhido para Caiite 2015 e vai estar presente nas discussões dos seis eixos do evento: Educação e Tecnologias; Desenvolvimento e Mobilidade Urbana; Segurança e Direitos Humanos; Atenção Integral à Saúde; Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade; e Cultura e Comunicação. Esta edição, o evento contemplará também o Ano Internacional da Luz, definido pela Unesco, e o aniversário dos 200 anos da cidade de Maceió.
O Caiite é gratuito e acontecerá em Maceió, em Arapiraca e em Penedo. Além da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), são parceiros na realização o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), o Centro Universitário Cesmac e o Centro Universitário Tiradentes (Unit).
Para a coordenadora-geral do evento, Rachel Rocha, vice-reitora da Ufal, o Caiite vem crescendo e se consolidando como um espaço onde as instituições de ensino superior parcerias apresentam para a sociedade suas produções acadêmico-cientificas e de inovação tecnológica. “É importante destacarmos a atuação conjunta com o governo e estadual e o município de Maceió, fundamental para esse crescimento. Além do público universitário, abrirmos espaço para quem está no ensino fundamental e médio, nossos futuros alunos”, pontuou Rachel.
Este ano, estão agendadas visitas de 8 mil alunos de 142 escolas dos ensinos fundamental, médio e técnico. Os estudantes são de Maceió e outros municípios alagoanos e de outros estados, como Sergipe e Pernambuco. Eles terão a oportunidade de conhecer toda a estrutura montada, os projetos de pesquisa e as grandes atrações que sempre ficam lotadas, os shows de Química e de Física.
São mais de 1.500 trabalhos inscritos para apresentação oral e em banners, além de oficinas, mesas-redondas, debates, palestras e outros grandes eventos que acontecerão dentro da programação do Caiite. A Pinacoteca Universitária levará uma exposição do fotógrafo Celso Brandão e a mostra Meu Olhar Maceió. O evento agregará também Ufal Inverno, 1ª Semana de Filosofia, 2º Congresso Alagoano de Extensão, 6º Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química – Nordeste, Jornada Saberes, para os 500 alunos do Programa Conexões de Saberes (Pré-Enem) da Ufal, 2º Torneio Ifal de Robocode, dentre outros.
Serviço:
O quê: Abertura oficial do Caiite 2015
Local: Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá
Horário: 17h
Aberto ao público