Desenvolvimento e Mobilidade Urbana é tema de debate no Caiite 2015

Palestrante Alexandre Lima falou sobre o sistema de planejamento e funcionamento do transporte público


- Atualizado em
O conferencista, Alexandre Lima  Marques da Silva, elucidou o sistema de VLTs e metrôs
O conferencista, Alexandre Lima Marques da Silva, elucidou o sistema de VLTs e metrôs

Tamires Oliveira – estudante de Jornalismo

Nesta terça-feira, 16, foi realizada a conferência de abertura do eixo sobre Desenvolvimento e Mobilidade Urbana, no salão do Auditório A do Centro de Convenções. O conferencista foi Alexandre Lima, coordenador dos cursos de graduação da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), que falou sobre o sistema de planejamento e funcionamento do transporte público urbano.

Alexandre explanou conceitos de modalidades de transporte, como transportes coletivo e único. Trouxe ainda, informações sobre os projetos para implementação do transporte coletivo urbano na cidade de Maceió, como o do Veículo Leve Sobre trilhos (VLT) e o do Bus Radical Transit (BRT), que visa integrar faixas exclusivas, estações e ônibus para melhor desempenho operacional do transporte público nas ruas.

Foram abordados, também, assuntos como faixa azul, acessibilidade, locais de parada, tempo da espera e da viagem por ônibus e lotação, que fazem parte do cotidiano das pessoas usuárias do sistema de mobilidade urbana e integram os estudos dos parâmetros que interferem na qualidade do transporte urbano para o usuário.

De acordo com o conferencista, os projetos já implantados e os que estão por vir, naturalmente causam impacto no processo de aceitação e adaptação por parte da população. “Os impactos causados pelas mudanças que visam melhorar o fluxo e funcionamento do transporte público urbano, no geral, são iniciais. Demanda tempo até que o usuário se adapte e reconheça, efetivamente, as vantagens ou desvantagens provenientes dessas alterações”, ressaltou o palestrante.