Educação foi tema de palestras e oficinas no quarto dia do Caiite 2015
Tecnologias da Informação e acessibilidade foram destaques no quarto dia do congresso
- Atualizado em
Janaina Alves – relações públicas
O quarto dia de Caiite foi marcado por discussões sobre a Educação. Pela manhã, uma palestra com os pesquisadores Ig Ibert Bittencourt e Arturo Hernández Domínguez tratou sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC´s) na educação.
Os professores apresentaram modelos de atividades no contexto das TIC´s e programas de software como o Tutor Móvel, que tem o objetivo de trabalhar de forma individual as dificuldades dos alunos e se diferencia das demais plataformas de ensino por poder ser utilizada em modooffline, ou seja, sem conexão com a internet.
Foram apresentados os resultados preliminares de um estudo de caso que dividiu alunos em dois grupos: um deles utilizando os ambientes virtuais de aprendizagem convencionais e o outro, a TV Digital. Testes avaliativos apontaram um melhor desempenho por parte do segundo grupo.
Outro projeto apresentado pelos professores foi a proposta do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), do Instituto de Computação (IC) da Ufal, criado em 2011 com a chancela do CNPq. O núcleo tem como objetivo suprir as lacunas na educação do Estado de Alagoas e gerar impacto econômico e social, por meio do empreendedorismo e da inovação.
À tarde, uma oficina ofertada pelo Núcleo de Acessibilidade da Ufal apresentou instrumentos que possibilitem a inclusão de alunos com deficiência visual. A atividade dirigida pelo integrante do núcleo, Jean Bernardo, serviu para divulgar materiais, programas e recursos disponíveis para atender a todos de modo eficaz.