Encontro da SBQ Nordeste realiza oficina de biossensores
Evento faz parte do eixo Desenvolvimento Econômico no Caiite 2015
- Atualizado em
Keila Oliveira – estudante de Jornalismo
A Sociedade Brasileira de Química (SBQ) está realizando, durante o Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia de Alagoas (Caiite 2015), o 6° Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química Nordeste. O evento, que acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, tem como tema A Química e a Biotecnologia do Nordeste: o caminho da Pesquisa para a Inovação e trouxe, na quarta-feira (17), a oficina Biossensor ministrada pela professora Maria Conceição Branco, da Universidade de Porto, de Portugal.
A atividade conta com o apoio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), e teve como objetivo divulgar as atividades de pesquisa sobre biossensores, além de incentivar os alunos a continuarem essas ações ou melhorem aquelas em que eles estão envolvidos.
“Nesta oficina, os participantes viram o conceito de biossensores, o desenvolvimento deles e como devem ser aplicados. Logo após essa introdução, mostramos a realidade do mercado que compra, divulga e vende este tipo de ferramenta analítica, porque hoje em dia não basta apenas fazer ou meramente desenvolver uma técnica ou método, mas oferece-lo à sociedade”, ressaltou a professora Maria Conceição.
O estudante do curso de Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Cristian Bernardo, acredita que esse tipo de experiência é muito válido para sua formação. “Participar de um evento como esse permite que a gente tenha uma visão mais ampla do que acontece em outras universidades, pois o mesmo acaba reunindo pessoas de diversas instituições, com diversos conhecimentos e isso só possibilita não a troca de experiências, como enriquece meu conhecimento, já que eu já trabalho com biossensores na minha instituição”, pontuou.