Fapeal promoverá lançamentos no Caiite 2015
Fundação é patrocinadora e co-realizadora do evento, e lançará o novo site, o portfólio de programas e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
- Atualizado em
Shirley Nascimento – Ascom Fapeal
Pelo terceiro ano consecutivo, desde a primeira edição, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) é um dos principais patrocinadores do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2015), junto com o governo do Estado. Este ano, o tema escolhido foi Desafios para Alagoas e será debatido até 20 de junho, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá, em Maceió.
Além da Fapeal, os outros órgãos do Sistema Secti estão compondo o estande do Governo: Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec), Instituto de Metrologia e Qualidade e a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti). A novidade é a participação da Secretaria de Estado da Educação (SEE).
Durante toda a semana, cerca de 1.500 trabalhos serão apresentados, além de eventos culturais, exposições fotográficas, shows musicais, entre outras atrações. A inscrição é gratuita.
Programação
Como também é uma das realizadoras do Caiite 2015, a Fapeal organiza uma programação científica e de discussão sobre gestão pública na área de ciência e tecnologia durante o congresso. Este ano, as atividades ocorrem em uma das salas do Centro de Convenções e no estande do governo do Estado.
Nesta quarta-feira (17), das 9h às 12h, houve apresentação de um dos grupos de pesquisa contemplados no Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em Saúde (PPSUS), para gestores públicos. Além de dar publicidade aos resultados alcançados pelo projeto, um dos objetivos foi avaliar a possibilidade de incorporação dos resultados da pesquisa pelo serviço público de saúde. O PPSUS é um programa do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fapeal e a Secretaria de Estado da Saúde em Alagoas.
As políticas públicas em ciência, tecnologia e inovação e os desafios ao desenvolvimento alagoano é o tema da mesa-redonda que reunirá o presidente da Fapeal, Fábio Guedes, e o diretor científico da instituição, João Vicente Lima, também nesta quarta-feira (17), às 19h. Já as empresas contempladas com subvenção econômica pelo Programa Tecnova, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com a Fapeal, farão a apresentação de seus primeiros resultados na quinta-feira (18), a partir das 14h.
Todas as apresentações ocorrerão na Sala Umbu e são abertas ao público, mas quem quiser garantir certificado deve se inscrever no site www.caiite.org.
Estande
A Fapeal completa 25 anos no próximo mês de setembro e o Caiite 2015 foi o local escolhido para a apresentação de novos produtos da instituição, a começar pelas programações e marca comemorativas. A marca institucional atual também passou por uma reformulação, que será mostrada em conjunto. Também serão lançados o novo site da Fundação, o portfólio de programas e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Os lançamentos ocorrerão na quinta-feira, a partir das 18 horas, no estande do governo do Estado.