Núcleo de Inovação Tecnológica mostra ações de empreendedorismo no Caiite 2015
Participam do evento dez empresas incubadas de Alagoas que integram a rede da Ufal
- Atualizado em
Diana Monteiro - jornalista
A produção da Universidade Federal de Alagoas na área de inovação tecnológica pode ser conhecida durante o Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2015), no estande do Programa de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (Pite), sob a coordenação de Sílvia Uchôa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep).
As atividades integram o eixo temático Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade e contam com a participação das dez incubadoras da rede da Ufal na apresentação de produtos variados. Entre eles, logística de transporte, pela empresa ZUC; feromônios, com a Interact; tecnologia para ração animal, com a Zoofort e Tec-animal; e cachaça envelhecida, com a empresa Nunes e Goes.
Nesta terça-feira, 16, o Programa oferta duas oficinas, a partir das 19h: Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual, com Rodrigo César Dantas Carvalho e Ticiano Gomes do Nascimento, na sala Singeleza; e Consultoria, com Nilson Cibério de Araújo Leão, na sala Coqueiral. Uma mesa-redonda enfocando Empreendedorismo Social integrou a programação na manhã desta terça-feira.
Na quarta-feira, 17, prossegue a programação com a Oficina de Incubação, das 14h às 17h, na sala Coqueiral, com Caroline Conde Sá e representantes de incubadoras institucionais. Das 19h às 22h, na sala Boa Noite, com João Moreira, oficina Inovando o Seu Modelo de Negócio; e, na sala Singeleza, oficina com foco em Marketing para Empreendedores Iniciantes, com Nilson Cibério de Araújo Leão.
Na quinta-feira, 18, das 19h às 22h, na sala Boa Noite, está definida uma oficina sobre Ideação organizacional, com João Moreira. Já na sexta-feira, 19, na Sala Pitanga haverá a oficina de Educação Empreendedora, com Adriano César Rosa da Costa; e, das 19h às 22h, na Sala Boa noite, oficina sobre Plano de Negócios, com Edmilson Gomes Fialho.
Sobre as ações do Programa no Caiite, a coordenadora Sílvia Uchôa destacou: “É importante mostrar o avanço da Ufal também na área tecnológica, transformando o conhecimento em coisas úteis para a sociedade, na geração de negócios”, disse Sílvia.