Processo educacional de jovens e adultos no México é apresentado no Caiite 2015
Educadora mexicana, Judith Kalman, fez a abertura do fórum internacional
- Atualizado em
Diana Monteiro – jornalista
O uso de tecnologias no processo educacional no México foi o foco da mesa-redonda sobre Formação de professores na educação de jovens e adultos: múltiplos olhares, da educadora mexicana Judith Kalman. A mesa marcou a abertura do Fórum Internacional de Formação de Professores para a Educação de Jovens e Adultos, no primeiro dia de realização do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2015), que transcorre, durante os três horários, no Centro de Convenções, em Jaraguá, até o dia 20 de junho.
Judith enfocou as atividades do Centro de Estudos Avançados no México (Cinvestan) utilizando tecnologias, e abordou, entre os tópicos, o que significa para o professor o uso de tecnologias em sala de aula, além de práticas de conhecimento para interação de professor e aluno no processo educacional.
Segundo a educadora, o que chama a atenção no México é que há altos gastos com tecnologias, mas que não tem o resultado esperado quanto à formação de professores. Para dinamizar o processo, são promovidos semanalmente, pelo Cinvestan, atividades intensivas destinadas à formação de professores quanto ao uso das tecnologias em sala de aula.
Judith Kalman reforçou dizendo que no processo de formação estão vários elementos que se relacionam entre si: instituição, alunos, tradições didáticas, tecnologia e outras relações. Para mais informações sobre as ações do Centro Mexicano e a abordagem da educadora, através do e-mail jkalman@cinveston.com.mx.