Shows de Ciências e sessões do Planetário fazem sucesso no Caiite 2015

Atividades são as mais concorridas entre os estudantes das escolas que visitam evento


- Atualizado em
Shows buscam desmistificar a química e a física
Shows buscam desmistificar a química e a física

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo

Os estandes dos shows de Física, de Biologia, de Química, do Barato da Física e os planetários despontam como as atividades mais concorridas do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2015). Com filas enormes em todos os horários, as apresentações práticas das diferentes áreas da ciência fazem sucesso entre os estudantes que visitam o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.

Essas atividades foram trazidas para o Caiite 2015 pela Usina Ciência, equipamento cultural da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e pelo Observatório Astronômico Genival Leite Lima, do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite), da Secretaria de Estado da Educação (SEE). As ações buscam proporcionar o aprendizado a respeito das diversas áreas, aumentando o interesse e desenvolvendo a capacidade de observação dos expectadores dos fenômenos científicos no dia a dia.

Na área de física, por exemplo, o público pode presenciar demonstrações com geradores sobre transferência e aplicações de energia; na área de biologia, apresentações descritivas do corpo humano, plantas e animais, são algumas das apresentações executadas por bolsistas graduandos das áreas de física, química, biologia, geografia e matemática. Já nas sessões dos planetários, que duram de 25 a 30 minutos, os visitantes podem acompanhar apresentações sobre o Sistema Solar e fenômenos do céu como a Aurora Boreal, Supernova e Meteoros.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Santíssimo Rei, que estava acompanhando um grupo de cem alunos de 2º a 5º ano, Alexandra Vital, sair do espaço escolar estimula o aprendizado dos estudantes. “Aqui, como é um espaço novo, eles ficam mais interessados, mais curiosos; fazem mais perguntas e podem ver na prática o que estudam na teoria em sala de aula, disse ela.

De acordo com o administrador, Mozart Lima, a Usina Ciência oferece os mesmos shows para grupos e escolas visitantes, além de orientações de como fazer apresentações científicas, feiras de ciências e palestras. Há também kits de matemática e geografia que podem ser emprestados e maquetes de Usina de açúcar, Usinas hidrelétricas e da geografia do Estado de Alagoas que podem ser usadas em aulas práticas.

As atividades estarão disponíveis para os visitantes do Caiite 2015 até o sábado, 20, sem necessidade de inscrição prévia.