Tenda Damião Alexandrino é ambiente de diversidade no Caiite

Espaço é destinado a atividades voltadas à saúde de qualidade e oferece oficinas e apresentações culturais


- Atualizado em
Apresentação cultural do grupo Bela Danza na Tenda Damião
Apresentação cultural do grupo Bela Danza na Tenda Damião

Natália Oliveira - estudante de Jornalismo

Dentre os muitos espaços do 3º Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia, um ganha destaque especial: a Tenda de Educação Popular em Saúde Damião Alexandrino. A Tenda é uma realização do Laboratório de Educação Popular do Núcleo de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, em parceria com o Movimento Popular de Saúde.

A Tenda Damião Alexandrino funciona como um espaço de aproximação da Ufal com movimentos sociais e o fortalecimento da política nacional de educação popular em saúde. O ambiente montado no congresso acolhe aqueles que têm interesse em conhecer métodos de tratamento de saúde que fogem aos convencionais.

Durante todos os dias são ofertados ao público cuidados e terapias na Sala de Cuidado Antonio Piranema, ao lado da Tenda Damião. Nela, o público encontra quatro técnicas de tratamento: Terapia Reiki, Massagem Sueca Relaxante, Auriculoterapia e Numerologia. Na tenda, o público recebe informações sobre como as técnicas são utilizadas e quais benefícios elas trazem à saúde.

Até a próxima sexta-feira, serão realizadas atividades durante os três turnos. Na quarta-feira (17), houve a apresentação do Grupo Batuque de Garanhuns (PE), além das rodas de conversa A crise dos recursos hídricos e o impacto na saúde e Uso fitoterápico e plantas medicinais. Também houve a Acolhida com corredor de cuidado, seguida pela oficina Auriculoterapia e Hiep Thai Manipulativa, que também está sendo realizada nesta quinta, 18, e na sexta-feira, 19, das 9h30 às 17h.

Paralelo à tenda, outras atividades são realizadas. Mesa-redonda sobre A violência e as opressões étnico-raciais e de gênero dentro das universidades e o O papel social da Universidade Brasileira e o avanço tecnológico. Nesta quinta-feira, 18, o tema em debate é Ampliando a luta em defesa da autonomia universitária e dos hospitais universitários versus Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Também nesta a quinta, terá início a Oficina de Inverno Florais de Lis, das 14h às 17h, na sala Bordado Filé. A atividade continua na sexta-feira, 19, no mesmo local e horário. Neste dia, haverá a mesa-redonda Ebserh: desafios para Alagoas, a partir das 14h na sala Maceió.

Homenagem a Damião Alexandrino

Damião Alexandrino foi um líder comunitário, falecido em 2007. Por mais de 20 anos, seu Damião participou de projetos de extensão da Ufal em comunidades do entorno do Campus A.C. Simões, em Maceió.