Ufal inicia Jornada de Saberes no Caiite 2015

Aulas continuam até o dia 19 de junho no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso


- Atualizado em
Jornada de Saberes segue até sexta-feira, 19, no Caiite 2015
Jornada de Saberes segue até sexta-feira, 19, no Caiite 2015

Mariana Madeiro – estudante de Relações Públicas

Teve início na última terça-feira (16) a Jornada de Saberes do programa Conexões de Saberes da Universidade Federal de Alagoas como parte da programação do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2015). A iniciativa engloba uma sequência de aulas de nivelamento de todas as áreas de conhecimento que caem nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No primeiro dia, o auditório estava lotado e, com clima descontraído, os presentes responderam questões sobre Ciências Naturais. Nesta quarta-feira (17), o tema das aulas será Ciências humanas e suas tecnologias. Já na quinta-feira (18), os assuntos abordados serão sobre Linguagens e códigos. Por último, na sexta-feira (19), Redação, matemática e atualidades, dividirão o último dia da Jornada.

Foram disponibilizadas 500 vagas divididas entre alunos matriculados no curso Pré-Enem Comunitário e o público em geral. A participação é gratuita e para garantir vaga na atividade os alunos devem chegar com antecedência para realizar o check-in na porta da sala. As aulas seguem no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, das 19h às 22h, na sala Ipioca.

Sobre o programa

O Conexões de Saberes é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), realizado na Ufal por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex). Há quase dez anos vem superando barreiras e vencendo desafios postos na educação, por meio do projeto Pré-Enem Comunitário, que, ao longo desse tempo, aprovou mais de mil estudantes oriundos de escolas públicas em cursos de graduação de grande concorrência, como Direito, Medicina, Enfermagem, Engenharias e Ciências da Computação.

As aulas são ministradas por alunos da Ufal que participam do programa. Para participar, os interessados são submetidos a um processo seletivo, realizado em etapa única, de caráter eliminatório e classificatório, constando de uma prova escrita com questões de múltiplas escolhas. Os selecionados têm aulas durante todo o ano e participam de outras atividades, como simulados pré-vestibular.