Ufal promove seminário sobre Espectrometria de Massa na Proteômica
Encontro é gratuito e acontece na próxima sexta-feira, 12, no auditório do CIC
- Atualizado em
Déborah Moraes – estudante de Jornalismo
O Programa de Pós-graduação Multicêntrico na área de Bioquímica e Biologia Molecular, da Universidade Federal de Alagoas, promoverá na próxima sexta-feira, 12, o seminário sobre Espectrometria de Massa na Proteômica: Dando Asas aos Elefantes Moleculares. O evento acontecerá das 8h30 às 12h, no auditório do Centro de Integração Comunitária (CIC), no Campus A.C. Simões, em Maceió.
Realizado em parceria com a empresa americana, de atuação global, Sciex, especializada na área, o evento faz parte de um ciclo de seminários técnicos que vêm sendo apresentados em universidades e centros de pesquisas pelo Brasil com a finalidade de disseminar conhecimento científico acerca da técnica entre alunos e professores, ampliando seu interesse por esta tecnologia.
No encontro, conduzido pela Mass Spec Product Specialist (especialista de produto) da empresa, Alana Figueiredo, será feita uma breve introdução histórica, apresentação dos conceitos fundamentais e demonstração de aplicação da técnica e suas novas ferramentas no estudo de proteínas. Alana é doutora em Química Orgânica com foco em Espectrometria de Massas Aplicada ao Estudo de Proteômica Estrutural.
Estão sendo ofertadas cem vagas direcionadas ao corpo docente e discente da Ufal. Os interessados devem fazer a inscrição gratuita, até o dia do evento, no site da empresa. Os participantes receberão certificado com carga horária de 4 horas.
Dando asas aos elefantes moleculares
O título curioso para um seminário faz referência às proteínas, um dos maiores compostos moleculares de relevância científica, que são comparadas a elefantes, pelo tamanho e peso molecular. A ideia da palestra refere-se à possibilidade de levar esses compostos à fase gasosa (dar asas) por meio de processos de dessorção e ionização, os quais precedem a análise pelo espectrômetro de massas.
Espectrometria de massa na proteômica
A Espectrometria de Massas é uma ferramenta analítica poderosa que permite o estudo de compostos químicos naturais, sintéticos e de origem biológica. O uso dessa ferramenta na Proteômica, campo de estudo de proteínas, tem permitido entender como estas biomoléculas agem em nosso organismo, a sua relação com inúmeras doenças e desenvolvimento de novas drogas para o tratamento de enfermidades graves, como o câncer de mama.