Ufal traz 6º Encontro Regional da SBQ Nordeste para Caiite 2015
Evento reúne cerca de 260 atividades até esta sexta-feira, 19, no Centro de Exposições
- Atualizado em
Deriky Pereira – estudante de Jornalismo
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), apresenta o 6º Encontro Regional da SBQ Nordeste para o Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2015). O evento, que segue até esta sexta-feira, 19, reúne cerca de 260 atividades e recebe professores, pesquisadores e estudantes de Química de diversos estados do Brasil.
A abertura realizada na noite da última quarta-feira (17) contou com apresentação especial do Corufal e, em seguida, reuniu na mesa o reitor Eurico Lôbo; a vice-reitora, Rachel Rocha; a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Simoni Meneghetti e seu esposo, Mário Meneghetti, que é coordenador da pós-graduação do IQB; a diretora do Instituto, Francine Santos de Paula; além do presidente sucessor da SBQ Nordeste, Aldo Zarbin e a coordenadora do evento, Ísis Figueiredo. Todos fizeram agradecimentos aos presentes e desejaram as boas-vindas aos participantes do evento.
A professora Ísis abriu os trabalhos relatando panorama da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), ao falar que é a principal sociedade de Química do país e tem contexto histórico na viabilização de políticas de desenvolvimento científico e tecnológico. “Dentro dessa filosofia, a realização de encontros regionais proporciona o acesso dos estudantes às discussões de âmbito científico e este evento, em si, visa buscar o fortalecimento da discussão sobre o assunto na região Nordeste”, disse, ao destacar um dos objetivos do Encontro.
O primeiro evento da área foi realizado na Bahia em 1983 e, ano passado, teve retomada sua iniciativa. Este ano, segundo Ísis, em busca de fortalecimento da identidade regional, a secretaria regional da SBQ Alagoas com apoio do Caiite 2015 e do IQB, aceitou o desafio de realizar este evento com apenas 7 meses de planejamento, mesmo com as dificuldades vivenciadas. “Assim como vocês acreditaram em nosso evento, acreditamos que as parcerias iniciadas aqui atribuirão novo olhar no desenvolvimento científico de nossa região”, salientou.
Ísis Figueiredo também destacou a extensa variedade da programação. “Reunimos 500 inscritos com 220 trabalhos na modalidade de pôster, 20 em comunicação oral, 2 mesas-redondas de temas de relevância regional e nacional, 8 minicursos de diferentes áreas, 2 sessões de novos pesquisadores com representantes de cinco estados do Nordeste, 4 miniconferências e 2 conferencias plenárias. Espero que todos tenham um evento iluminado, cheio de Química e Ciência aos quais possam inspirá-los a realizar muitas ações em prol de nosso Estado e região”, salientou a professora.
A vice-reitora Rachel Rocha também comemorou o alto número de atrações programadas para o evento e parabenizou a toda organização. “Conseguir isso é um feito e eu fico muito feliz que, depois de algum tempo sem acontecer, o evento tenha espaço no Caiite e será um grande sucesso”, disse. Já o professor Mário Meneghetti comemorou a retomada do evento regional. “É um momento importante e espero que possamos nos reunir por mais vezes, numa sequencia que não se perca mais”, complementou, parabenizando a iniciativa.
O presidente sucessor da SBQ, Aldo Zarbin, destacou a importância do evento como inspirador para os estudantes. “Para muitos aqui pode ser o primeiro evento científico e, por isso, pode ser aquele momento em que se acende uma vontade de fazer ciência e de progredir. Muitas vezes, até nasce um trabalho de iniciação científica ou mestrado que levam a Química para um patamar nacional e sempre adiante”, apontou, parabenizando, também, a programação do Encontro. “Quando a gente olha para o tema e para a programação do evento, vemos que será grande sucesso com o objetivo de congregar, discutir e elevar a Química, além de discutir e tentar encontrar soluções para os problemas locais”, concluiu.
A diretora do IQB, Francine Santos de Paula, agradeceu à vice-reitora Rachel Rocha pelo espaço disponibilizado no Caiite 2015 para realização do evento e desejou que todos aproveitem ao máximo a oportunidade de tanto conhecimento disponível até o final do Encontro. “Não foi fácil organizar um evento desse porte, principalmente pelo momento que passamos, mas agradeço aos palestrantes que vieram nos prestigiar e a todos que abriram espaço em suas agendas para vir nos prestigiar”, disse, sendo reforçada pela fala do reitor Eurico Lôbo.
“Eu me lembro das primeiras reuniões e a preocupação com sua realização, mas sempre acredito que muitas das barreiras em nossa frente nos motivam a ir pouco mais adiante. Foram muitas dificuldades, mas tenho uma imensa satisfação em ver esse evento sendo realizado aqui no Caiite. Trazer um evento como esse para Alagoas é excelente e convido a todos para desfrutar e vivenciar esse momento com alegria e satisfação”, concluiu o reitor.
Depois das formalidades, foi realizada a conferência de abertura, que contou com palestra do professor Jaílson Bittencourt com o tema Relações entre a composição dos combustíveis, as emissões veiculares e a Química Atmosférica: Brasil, um estudo de caso. Serão realizadas ainda palestras dos professores Marília Goulart, Aldo Zarbin, Adriano Defini e Jorge David, além de outras atividades em áreas estratégicas como: o uso de TICs no ensino, Ética na Pesquisa, Nanotecnologia, Química computacional e forense, entre outras. Veja mais no site.
De Pernambuco para o Caiite 2015
Como dito anteriormente, o 6º Encontro Regional da SBQ Nordeste recebe participantes de todo o Brasil. Uma delas é a estudante Camila Machado, que cursa mestrado em Química na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ela veio à Alagoas participar do Caiite 2015 junto com outros 17 estudantes que apresentarão trabalhos na modalidade de pôster. Pela primeira vez em evento externo, ela destaca a importância dessa participação.
“Ver o que acontece em eventos científicos, ainda mais em um ambiente regional, fora a apresentação do trabalho que estamos fazendo, é algo muito bom, pois realizamos aqui uma grande troca de conhecimentos. Acho importante a realização desse evento para alunos saírem da sala de aula e sem contar o incentivo à pesquisa, que abre um leque variado. Parabéns a todos pela organização do Caiite”, salientou Camila.