Universidade sem Fronteiras é debatido no Congresso de Extensão
Palestra integra a programação no Caiite 2015
- Atualizado em
Diana Monteiro - jornalista
O 2º Congresso Alagoano de Extensão, com abertura na manhã desta quinta-feira (18), teve como tema Extensão: A Universidade sem Fronteiras e trouxe como conferencista o professor Andrea Ciacchi, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçú. Segundo o pesquisador, para a ressignificação dos conceitos de extensão, é fundamental não só priorizar o saber acadêmico, mas também valorizar o saber popular, a fim de que haja a produção do conhecimento em suas áreas temáticas, a exemplo da educação, cultura, comunicação, direitos humanos e justiça.
Andrea Ciacchi destacou os desafios existentes na relação entre a universidade e a sociedade na formação profissional, produção e recriação de conhecimentos a partir das experiências da extensão universitária e ação social da universidade, bem como a construção de sujeitos transformadores em um mundo sem fronteiras.
Ao reforçar a importância do saber popular para a ressignificação do que é extensão, o professor enfatiza: “No mundo atual existem duas palavras chaves em uso: inovação e desenvolvimento. Para mim, inovar é provocar espanto, levando-nos a ver o que não se costuma enxergar. Inovação é um pescador em sala de aula transmitindo o conhecimento”.
Sobre a palavra-chave desenvolvimento para a extensão, o professor argumentou: “o que mais se adequa, na verdade, para uma universidade sem fronteiras, é a palavra envolvimento, que significa compromisso. Há a necessidade de virarmos extensionista e envolvimentista”, frisou Ciacchi. O debate teve como coordenadora a Pró-reitora de Extensão do Centro Universitário Cesmac, Vera Romariz.
Evento
O 2º Congresso Alagoano de Extensão (Caex) é promovido pelo Fórum dessa área no Estado, que além da Universidade Federal de Alagoas conta com a participação do Centro Universitário Cesmac; Instituto Federal de Alagoas (Ifal); Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal); Universidade Estadual de Alagoas (Uneal); e Centro Universitário Tiradentes (Unit).
O painel Vivenciando Experiências de Extensão, coordenado pelo professor do Ifal Altemir Secco, oportunizou a comunidade a conhecer projetos exitosos dos principais programas de extensão das universidades participantes com avaliação dos principais programas institucionais.
O pró-reitor de Extensão da Ufal, Eduardo Lira, destacou a realização do encontro no Caiite 2015 considerado como espaço de reflexão e reconhecimento do compromisso das instituições envolvidas em uma área tão importante para a produção do conhecimento e desenvolvimento social.