Verticalização no bairro da Ponta Verde é tema de palestra no Caiite 2015

Novas composições familiares motivaram o mercado imobiliário para tipologias de edifícios


- Atualizado em
Verticalização no bairro da Ponta Verde é tema de palestra no Caiite 2015
Verticalização no bairro da Ponta Verde é tema de palestra no Caiite 2015

Diana Monteiro – jornalista

A evolução nas tipologias dos edifícios-residências entre os anos de 1980 a 1985 e a influência que recebeu pela novas composições familiares foi enfoque da palestra sobre A Década de 1980 em Maceió - Verticalização na Ponta Verde, na manhã desta terça-feira, 16, na sala Negra Juju do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, onde se realiza o Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2015).

A palestra proferida pela mestranda e integrante do Grupo de Estudos em Projeto de Arquitetura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Regina Xavier, é fruto de sua dissertação, na qual foram pesquisados 55 edifícios de cinco bairros de Maceió. Destes, são focos de estudo, 36 edifícios, de diferentes topologias (estrutura física), localizados nos bairros de Ponta Verde, Mangabeiras, Jatiúca, Pajuçara e Farol.

“A transição existente entre 1980 e 1985, com novas características no que se refere às tipologias, teve influência das novas composições familiares que influenciaram o mercado imobiliário com a finalidade de se adequar às necessidades de novas moradias, em consonância com o comportamento da sociedade, como, por exemplo, o aumento de número de pessoas divorciadas”, enfatizou Regina.

A pesquisadora citou que, na Ponta Verde, outrora Vila de Pescadores, dentre os 36 edifícios em estudo, é o local onde há o registro de maior especulação imobiliária, área que concentra nos cinco primeiros anos da década uma crescente rede hoteleira e também foco turístico. Já o bairro do Farol, que no período registrava o menor número de edifícios, atualmente vem apresentando outra realidade.

Ainda conforme a mestranda Regina Xavier, em mais de 70% dos edifícios pesquisados há dependência de empregada em sua estrutura física, visto que a evolução e as mudanças sociais atuais têm influenciado o mercado imobiliário para novas tipologias de edifícios.