Vinte e nove trabalhos de alunos da Ufal são aprovados para Intercom Nordeste
Eles são de Jornalismo e Relações Públicas e apresentarão pesquisas e experimentos em Natal, entre os dias 2 e 4 de julho
- Atualizado em
Jhonathan Pino – jornalista
Estudantes dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) conseguiram aprovação recorde de trabalhos para o 17ª Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom Nordeste), a ser realizado na Universidade Potiguar, em Natal, Rio Grande do Norte. Lá, entre os dias 2 e 4 de julho, a Ufal estará representada por 19 apresentações para o Intercom Júnior (DT), oito trabalhos no Expocom e outros dois da categoria Divisão Temática.
A iniciativa partiu da aluna de Relações Públicas, Lívia Enders, que chamou os discentes para se inscreverem. “Um grupo de quatro alunos que foram ao Intercom Nordeste de 2014 se juntou e começou a conversar sobre mobilizar o pessoal para irmos ao Intercom Natal 2015. Porém, os outros não tinham tanto tempo, então puxei a responsabilidade para mim e criei um grupo no WhatsApp e no Facebook, convidando as pessoas que tinham interesse em ir ao Intercom a fazerem parte do grupo”, recordou-se.
A aluna relata que muitos participarão pela primeira vez do evento. “Muita gente não conhecia os prazos e nem como era um congresso desse porte e fomos trocando experiências. Nos grupos e nos corredores do nosso bloco, os alunos foram conversando entre si e foi juntando mais gente. Sempre digo para eles que o trabalho foi em conjunto. Se eles não tivessem me ajudado, nada teria dado certo”, ressaltou Lívia.
Quem acompanhará os estudantes nessa jornada é a professora Magnólia Rejane, mas ela lembra que apesar do número alto de aprovações deste ano, a Ufal já teve alguns de seus trabalhos reconhecidos pelo evento, inclusive em nível nacional. “A dissertação de mestrado do professor Jean Charles foi eleita a melhor dissertação em comunicação do país do ano de 1995 e o TCC [Trabalho de Conclusão de Curso] em Jornalismo de Acássia Deliê foi escolhido o melhor de livro reportagem no Prêmio Expocom Nacional, de 2009”, lembrou.
Além disso, a Ufal, junto com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), já realizou o evento em Maceió, nos anos de 2001 e 2006 durante a gestão de Magnólia como representante regional da Intercom. Em 2011, o evento também foi realizado na capital alagoana, sob a responsabilidade do Cesmac e da professora Ana Cristina Brito.
A dinâmica do evento
O evento acontece anualmente em estados diferentes e reúne graduandos e pós-graduandos. O Intercom Júnior (IJ), por exemplo, reúne artigos de discentes de graduação e recém-graduados orientados pelos seus docentes, enquanto na categoria Divisão Temática (DT) são exibidas pesquisas empíricas, estudos aplicados que contenham potencial inovador, ou comunicações científicas de graduados, pós-graduados, estudantes de especialização, mestrado e doutorado, além de professores e profissionais.
Uma das temáticas da Divisão de Jornalismo deste ano foi proposta pela professora Magnólia, intitulada Octavio Brandão: a saga de um jornalista ecologista e comunista no século 20. O trabalho é resultado de uma pesquisa de iniciação científica, realizada com a colaboração do aluno José Gildo da Silva.
A terceira categoria, a Expocom, reúne resultados experimentais realizados nos laboratórios e oficinas dos cursos de graduação em Comunicação Social da região. Eles são selecionados pela criatividade, originalidade, inovação tecnológica e sua qualidade técnica. A programação do evento ainda conta com oficinas, minicursos e mesa-redonda, além do I Encontro de Pesquisadores do Norte/Nordeste do Intercom.
Para conferir os trabalhos da Ufal, que serão apresentados em Natal, acesse o arquivo em anexo. Eles são bem variados e reúnem pesquisas nas áreas de Jornalismo e Relações Públicas.