Sistema de segurança da Ufal é modernizado com videomonitoramento 24 horas

Investimentos da instituição permitiram adquirir câmeras em alta resolução e botões de pânico


- Atualizado em
Nélia Callado, Antonioni Borges e Gilmar Batinga
Nélia Callado, Antonioni Borges e Gilmar Batinga

Manuella Soares - jornalista

A nova sala de videomonitoramento da segurança interna e externa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) já está funcionando 24 horas por dia, na Superintendência de Infraestrutura (Sinfra). O novo contrato com a empresa Servipa Serviços Gerais possibilitou o investimento na modernização das câmeras que controlam o acesso e a circulação de veículos e pedestres no Campus A.C. Simões, em Maceió e unidades dispersas. Já o contrato com a empresa Albuquerque e Bruschi possibilitou os agentes de segurança.

A estrutura conta com cerca de 150 câmeras que captam imagens em HD, zoom ótico com aproximação de quase um quilômetro de distância, além de maior capacidade de armazenamento de dados, tudo interligado na rede de fibra ótica da instituição. A modernização da sala e dos equipamentos está facilitando o trabalho dos profissionais que controlam as câmeras em 10 telas de 42” e oito monitores que ajudam a localizar as ocorrências. A qualidade das imagens, em alta resolução, permite focalizar rostos e placas de automóveis com uma nitidez que não deixa margens para erro.

Para complementar a segurança de quem circula no campus, o sistema dispõe ainda de um dispositivo instalado em várias unidades acadêmicas que agiliza as providências a serem tomadas. É o chamado botão de pânico. “Cerca de 70% das unidades já estão com sistema de alarmes e o botão de pânico. Em caso de situação atípica, a pessoa aciona o botão sem precisar se expor e nos dá um tempo resposta de 2 a 3 minutos para chegar no local da ocorrência. Nós também encaminhamos as imagens para a polícia e autoridades que solicitarem por meio de ofício”, contou Gilmar Batinga, representante da empresa contratada.

Investimentos

A Ufal investe anualmente cerca de R$ 13 milhões em segurança. Associados à modernização da sala de videomonitoramento, os contratos na área preveem a construção e reforma de guaritas, instalação de cercas para delimitar o perímetro de atuação dos vigilantes, profissionais fardados e motorizados se deslocando nas unidades e controle de acesso ao campus.

“Sem dúvidas isso atende à demanda solicitada pela comunidade. A gente sabe que precisa de mais investimentos, mas dentro das limitações dos nossos recursos financeiros foi um avanço imenso esse novo sistema de segurança que a Ufal tem investido neste último ano”, afirmou Nélia Callado, superintendente da Sinfra.

De acordo com Nélia, já foi concluída a primeira etapa do cadastro para controlar o acesso dos usuários e, em breve, serão distribuídos os cartões e adesivos para veículos. O próximo passo é cadastrar os pedestres e concluir a catalogação dos automóveis. O chefe da Divisão de Segurança da Sinfra, Antonioni Borges, alerta para o trabalho de prevenção que é feito na Ufal e que também deve ser realizado por cada um.

“Nós não sabemos contabilizar o quanto a presença dos 200 vigilantes fardados e circulando nas motos pode evitar uma ocorrência. Mas, com certeza, inibe muito uma ação de alguém que está mal-intencionado. Quero enfatizar também que as pessoas precisam cuidar da própria segurança. A maior parte das ocorrências é registrada por descuido do usuário. Não adianta só esperar que o vigilante faça tudo sozinho, é preciso ficar atento”, destacou Borges.

Para acionar a equipe de segurança da Ufal, basta entrar em contato pelo telefone 3214-1089.