Pesquisadores da Ufal participam de livro sobre processos de produção de biodiesel
Obra reúne pesquisadores de três universidades com pesquisas financiadas pelo RBTB
- Atualizado em
Jhonathan Pino - jornalista
Já se encontra disponível de forma gratuita e virtual o livro Parâmetros Físico-Químicos para os Processos de Produção de Biodiesel, que reúne dados dos processos de produção e uso do biodiesel para a indústria brasileira, em pesquisas financiadas pela Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel (RBTB). Um dos artigos que compõem a obra é de autoria das professoras Simoni Meneguetti e Janaína Heberle Bortoluzzi, que, junto com o Grupo de Catálise e Reatividade Química, do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), vêm elaborando reações de transesterificação do óleo de soja e metanol para a produção do biodiesel.
O conteúdo está disponível no capítulo Parâmetros físico-químicos para a reação de transesterificação: estudos envolvendo biodiesel metílico e etílico de soja. Simoni relata que os dados trazem resultados de estudos realizados entre 2013 e 2015. “Foram cerca de 400 reações de laboratório e por volta de 3500 testes de caracterização, como determinação de viscosidade, massa especifica, análise da composição do meio, entre outras”, detalhou Simoni Meneghetti.
Foram as professoras e pesquisadoras Simoni Meneghetti e Janaína Bortoluzzi que capitanearam os estudos com a participação de vários estudantes bolsistas no âmbito do projeto. São eles: Filipe Lins da Silva, José Anderson Silva de Freitas, Bruno Salgueiro, Lucas Natã de Melo, Wenjohn Washington Lima da Silva e Jeilma Rodrigues do Nascimento.
“É um grande orgulho participar de um estudo que gera um resultado concreto e muito estratégico para a área de biocombustíveis. Foi um trabalho em conjunto e contou com a participação de vários estudantes, o que reflete um forte viés na formação de pessoas, em nível de graduação e pós-graduação", comentou Simoni, que também é editora do livro, junto com o professor Paulo Suarez, da Universidade de Brasília (UnB).
O livro ainda reúne os principais resultados alcançados por grupos de pesquisadores da UnB e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), financiados pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e Informação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).