Ufal terá número recorde de estudantes nos Jogos Universitários Brasileiros

Instituição enviará 64 atletas pata Uberlândia-MG, em mais de dez modalidades


- Atualizado em
Os 64 alunos ficarão alojados em hotéis na cidade de Uberlândia, com o patrocínio da Confederação Brasileira de Desportos
Os 64 alunos ficarão alojados em hotéis na cidade de Uberlândia, com o patrocínio da Confederação Brasileira de Desportos

Jhonathan Pino – jornalista

Ao menos 64 estudantes da Universidade Federal de Alagoas estão ansiosos para que outubro chegue logo. Esse é o número de atletas que viajará para a cidade de Uberlândia-MG, para participar dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), entre os dias 14 e 25 do próximo mês. A Ufal se destaca nos esportes e leva a maior delegação de sua história.

Depois de conseguir o quarto campeonato consecutivo nos Jogos Universitários Alagoanos, que serve de seletiva para o JUBs, a Ufal conseguiu vagas para a competição nacional na Natação, Ginástica rítmica, Atletismo, Tênis de mesa, Judô, Basquetebol masculino, além de Handebol e Futsal, as duas últimas modalidades no masculino e feminino. “Nunca foram tantos alunos da Universidade. É a maior federação da história; eles treinam desde o começo do ano”, relatou a gerente de Esporte da Pró-reitoria Estudantil, Leonéa Santiago.

Na semana passada, Leonéa e alguns dos atletas estiveram reunidos com a vice-reitora Rachel Rocha para garantir o transporte dos estudantes para a cidade mineira. Serão disponibilizados dois ônibus da instituição para levar a equipe alagoana.

Entre os atletas estão a aluna de Educação Física, July Rossana de Oliveira, única representante do Campus Arapiraca, que irá competir no Atletismo, e Gutierrez Marciano, do curso de Engenharia Civil, do Campus do Sertão. “Em Delmiro [Gouveia] há um projeto de Esporte no Sertão, da Proest em conjunto com o Ministério do Esporte. Por esse projeto, é cedida uma bolsa atleta para que Gutierrez atue como monitor, agente multiplicador para passar suas habilidades para os colegas”, salientou Leonéa.

A última participação da Ufal no JUBs, em 2014, a instituição ficou em terceiro lugar entre as universidades do Nordeste e em 12º no ranking geral.