Centro de Pesquisa reforça dinamismo do Instituto de Computação
O prédio inaugurado vai abrigar oito laboratórios para avançados estudos científicos
- Atualizado em
Diana Monteiro – jornalista
A inauguração do prédio do Centro de Pesquisas de Tecnologias Digitais (Cepetec) na sexta-feira, 16, além de concretizar um antigo sonho da comunidade acadêmica do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas, proporcionará pesquisas diversificadas em prol da ciência e da sociedade com reflexos na formação qualificada de recursos humanos.
O coordenador do Cepetec, professor Evandro de Barros destaca que, com essa nova estrutura para a geração de tecnologias variadas, o IC, referência também internacional em estudos científicos, objetiva fazer parcerias com escolas e universidades para auxiliar na aprendizagem de vários domínios, como matemática e lógica, onde se constata uma dificuldade de assimilação por parte dos estudantes.
A obra concorreu nacionalmente dentro do conhecido projeto CTinfra para obtenção dos recursos, cerca de hum milhão de reais, da agência de fomento Finep. “A Ufal tem obtido os melhores percentuais dentro do CTinfra e essa apresentação muito positiva é fruto de um árduo trabalho dos pesquisadores”, frisou Eurico Lôbo.
O coordenador Evandro Costa e o diretor Marcus Braga aproveitaram para parabenizar o empenho e o árduo trabalho desenvolvido pela equipe para a concretização do Cepetec, que reforçará os estudos científicos avançados. Além de alunos e pesquisadores, a inauguração foi prestigiada por representantes da gestão superior e dirigentes da instituição parceira Fundepes.
Estudos avançados
O Centro de Pesquisa é dotado dos seguintes espaços científicos: dois Laboratórios de Tecnologias Inteligentes Personalizadas e Sociais (TIPS), integrando Agentes Humanos e Agentes de Software; Núcleo de Excelência em Otimização de Sistemas Complexos (NexOs); Laboratório de Excelência de Sistemas Cognitivos; Laboratório de Engnieering and Systems Group (Easy ); Laboratório de Gestão do Conhecimento (GCI); e Laboratório Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES).