Consulta para novo reitor da Ufal será em 27 de outubro

Caso haja segundo turno, nova consulta será feita no dia 5 de novembro


- Atualizado em
Professor Eraldo Ferraz, um dos membros da Comissão Eleitoral, fala da consulta para nova gestão da Ufal
Professor Eraldo Ferraz, um dos membros da Comissão Eleitoral, fala da consulta para nova gestão da Ufal

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

A escolha do novo reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas já tem data para acontecer: será no dia 27 de outubro, uma terça-feira. A decisão foi tomada pela Comissão Central Eleitoral (CCE), responsável pela condução da consulta à comunidade universitária para escolha dos novos gestores que assumirão a Reitoria da Ufal para quadriênio 2015-2019. Caso haja segundo turno, uma nova consulta será feita no dia 5 de novembro.

De acordo com o professor Eraldo Ferraz, quem participar do processo – seja estudante, docente e técnico-administrativo – deve dirigir-se aos locais de votação munidos de documentos com foto. “Pode ser documento de identidade, carteiras de habilitação, profissional e funcional; os alunos, no entanto, também podem levar o cartão de estudante [Bem Legal]. O importante é que o documento tenha nome completo e foto”, explicou o membro da comissão.

O processo será feito com cédulas de papel e as urnas estarão distribuídas da seguinte forma: no Campus A.C. Simões, em Maceió, serão 18; no Campus Arapiraca, cinco urnas; em Delmiro Gouveia, quatro urnas; no Centro de Ciências Agrárias (Ceca), no Espaço Cultural e nas Unidades de Palmeira dos Índios, Penedo, Viçosa e Santana do Ipanema, três urnas em cada local; já no Hospital Universitário (HU) e nos Polos de Educação a Distância de São José da Laje e Maragogi, uma urna cada.

A Comissão alerta que alunos do Polo EaD em Matriz do Camaragibe precisarão se dirigir ao Polo de Maragogi para votar; os de Olho d’Água das Flores devem comparecer à Unidade de Santana do Ipanema. Já no Campus A.C. Simões, haverá concentração de urnas em dois locais: 14 urnas estarão disponíveis para o voto de estudantes no Ginásio Poliesportivo e as outras quatro estarão no Centro de Interesse Comunitário (CIC) para o voto dos servidores. No HU, servidores da Ebserh não vão participar do processo.

Horário da consulta

Estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos do Campus A.C. Simões, do Espaço Cultural, do Ceca e do HU terão das 9h às 21h para votar, mas, no interior, o horário será diferenciado. “Nas unidades do interior, a votação será até às 16h, pois as urnas precisam voltar para Maceió no mesmo dia”, explicou o professor Eraldo.

Quem está concorrendo

Estão concorrendo aos cargos máximos da Ufal, para o quadriênio 2015-2019, três candidaturas: A chapa 1, Outra Ufal é Possível, tem à frente Valéria Correia (diretora da Faculdade de Serviço Social) e José Vieira (coordenador do curso de História do Campus do Sertão); A chapa 2, Seja Mais Ufal, com Rachel Rocha (atual vice-reitora) e José Carlos (diretor do Instituto de Matemática); Já a chapa 3, Muda Ufal, é composta por Márcio Barboza (presidente da Adufal) e Eliane Cavalcanti (diretora do Campus Arapiraca).