Escola Técnica de Artes cria projeto de extensão para formação camerística

O grupo é formado por alunos do curso Técnico em Música e a inauguração do projeto será no dia 18 deste mês


- Atualizado em

Diana Monteiro – jornalista 

Um concerto promovido pela Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas, marcará a inauguração no dia 18 deste mês, próximo domingo, do projeto denominado de CamerEta formado por alunos do Curso Técnico em Música - habilitação Violino e Viola, alunos do curso de extensão de violino, viola e violoncelo. A diretora Ritá Namé diz que um dos grandes objetivos da CamerEta é dar aos alunos a possibilidade de serem solistas com obras escritas para seus respectivos instrumentos. 

A CamerEta terá a estreia no Teatro Jofre Soares, localizado no Sesc - Centro, às 10 horas e é coordenada pela professora Lílian Pereira, também regente e diretora artística. Foi criada em abril deste ano como ação de um projeto de extensão com o objetivo de trabalhar peças dos mais diversos períodos da música escritas para a formação camerística. Tem seu núcleo de base com os instrumentos de cordas com arco mas, sobretudo, busca a interação com instrumentos de outros naipes, dando aos alunos a rica experiência de uma construção musical composta das mais diversas vozes instrumentais. 

Rita Namé informa que o repertório da 1ª CamerEta é vasto e vai desde o período Barroco até a produção contemporânea numa busca quase artesanal de produção das sonoridades características de cada período que nasce das proposições estéticas e históricas de cada compositor. Participarão também do concerto de inauguração o aluno da classe Percussão Leandro Amorim e o da classe de Viola Olívio Fernandes. 

A CamerEta traça um caminho importante na formação musical de seus integrantes e pretende enriquecer ainda mais o cenário musical alagoano contribuindo para a formação de mais ouvintes, novos alunos e amantes da música”, enfatiza Rita Namé. 

Programação 

Dividido em dois momentos o concerto apresentará na primeira parte: George Philipp Telemann (1681-1767) Concerto à 4 Violini No. 1 in G TWV.40:201 Largo - Allegro - Adagio – Vivace- George P. Telemann (1681-1767) Concerto para Viola em Sol Maior Largo – Allegro – Andante – Presto. O solista será Olívio Fernandes, aluno do curso de viola da ETA na classe da prof. Ms. Lílian Pereira. 

Na segunda parte Emmanuel Sejourné (1961) Concerto para Vibrafone e Orquestra de Cordas 1º movimento Solista: Leandro Amorim (aluno do curso de percussão da Eta/Ufal na classe do prof. Ms. Augusto Moraes) - César Guerra-Peixe (1914-1993) Inselença – Andantino Do folclore Pernambucano- César Guerra-Peixe (1914-1993) Petrópolis de Minha Infância para Orquestra de CordasI – A “Baronesa” sobe a SerraII – Crianças na Praça da LiberdadeIV – Os índios de Morin. Nos violinos: Jamerson dos Santos, Phabiana de Oliveira, João Wiktor dos Santos, Claudineide Pereira, Taynara Oliveira, David Izidoro ( alunos da professora Lílian Pereira); violas: Olívio Fernandes e Magno Santos; violoncellos: Felipe Alvez Katalyny, Fidelis ((alunos da professora Miran Abs - convidada); vibrafone: Leandro Amorim – Piano: (aluno do professor Mário Marochi, também convidado para o concerto de inauguração).