Mais de 14 mil pessoas de várias partes do Brasil acompanharam apuração da consulta para reitor
Ferramenta on-line, disponibilizada pelo NTI, proporcionou visibilidade dos dados em tempo real
- Atualizado em
Deriky Pereira – estudante de Jornalismo
Mais de 14 mil pessoas acompanharam, na última quarta-feira (28), a apuração dos votos da consulta pública para escolha do novo reitor da Universidade Federal de Alagoas Os dados foram mensurados pela equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), que disponibilizou, pela primeira vez, não só para a comunidade acadêmica, mas para toda a sociedade, uma página especial disponível, em tempo real, no Portal Geral da Ufal, com os números apurados.
O diretor em exercício do NTI, Luiz Cláudio Júnior, comemora os dados e reforça que várias cidades do Brasil acompanharam a apuração por meio do Portal da Ufal. “Durante todo o dia de apuração, tivemos acessos de diversas cidades do Brasil com cerca de 207 mil visualizações da página e picos em torno de dois mil acessos simultâneos. Além disso, 50% do acesso aconteceu de computadores pessoais e a outra metade por meio de dispositivos móveis, tais como celulares ou tablets”, explicou.
Além dos expressivos dados em Maceió, Penedo e Arapiraca, por exemplo, cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza também acompanharam a atuação por meio do link disponibilizado pelo NTI como mostram as imagens em anexo. “A importância em disponibilizar tal ferramenta para a comunidade promove transparência ao processo de consulta pública e comodidade aos interessados no acompanhamento da apuração”, comentou Luiz Cláudio, que agradece e destaca também o empenho da equipe. "Parabenizo a todo time do NTI pelo belo trabalho em prol da transparência nesse processo", concluiu o diretor em exercício.
A decisão da escolha do novo reitor da Ufal ficou para o segundo turno, que será em 5 de novembro, por isso a equipe do NTI vem trabalhando para elaborar uma plataforma ainda mais eficiente que disponibilizará para o acompanhamento da apuração também em tempo real. Concorrem ao cargo a chapa 1: Outra Ufal é Possível, com Valéria Correia, diretora da Faculdade de Serviço Social, e José Vieira, coordenador do curso de História do Campus do Sertão; e a chapa 2 – Seja Mais Ufal, com Rachel Rocha, atual vice-reitora, e José Carlos, diretor do Instituto de Matemática.