Votação para os cargos de reitor e vice-reitor transcorre tranquila

Candidatos votaram pela manhã no prédio do Centro de Interesse Comunitário, no Campus A.C. Simões


- Atualizado em
Os três candidatos votaram pela manhã, no Campus A.C. Simões, em Maceió
Os três candidatos votaram pela manhã, no Campus A.C. Simões, em Maceió

Lenilda Luna - jornalista 

A votação para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas teve início às 9h e transcorre tranquilamente no Campus A.C. Simões, em Maceió, nos dois locais de votação: os estudantes comparecem à quadra coberta do bloco do curso de Educação Física; técnicos e docentes em salas separadas no Centro de Interesse Comunitário (CIC). Os três candidatos ao cargo votaram no decorrer da manhã. 

Muitas pessoas estão indo aos locais de votação vestidas com as camisas e cores das respectivas chapas, mas não foram relatados incidentes com boca de urna no período da manhã. Também não foram registradas filas longas ou muita demora nas seções, apesar de a votação estar sendo feita em cédulas de papel. 

Ao todo são 13 locais de votação, distribuídos em Maceió e no interior do Estado e só não votam os servidores aposentados. No Hospital Universitário, a votação foi iniciada às 8h e vai até às 21h. Nos polos e unidades onde não há atividades à noite, o processo será encerrado às 17h. De acordo com a Comissão Central Eleitoral, que coordena a consulta pública para escolha do novo reitor e vice-reitor, a apuração dos votos começará nesta quarta-feira, 28, às 9h, no auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC). 

Confira os locais de votação 

Os locais de votação são: Ginásio de Esportes e Centro de Interesse Comunitário (CIC), no Campus A.C. Simões, em Maceió; HU, Espaço Cultural e Centro de Ciências Agrárias, em Rio Largo. No interior, haverá urnas no Campus Arapiraca e nas unidades de Penedo, Palmeira dos Índios e Viçosa; além do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia e na Unidade de Santana do Ipanema. Para os alunos de Educação a Distância, haverá seções de votação em Maragogi e São José da Laje. 

Estão aptos a votar docentes integrantes da carreira do magistério superior e do ensino básico, técnico e tecnológico, professores substitutos, voluntários e visitantes em efetivo exercício na Ufal. Também são eleitores servidores licenciados, afastados e cedidos a outros órgãos. Apenas os servidores aposentados não podem votar. 

Nomes faltando 

Os eleitores devem se identificar e constar na lista de votação. Não serão aceitos votos em separado. Por isso, técnicos, docentes e estudantes devem votar nas unidades onde estão lotados ou matriculados. 

Durante a manhã, alguns servidores reclamaram que não encontraram os nomes na lista de votantes. A Comissão Central Eleitoral está recebendo as notificações no auditório do CIC e deve se posicionar sobre esses casos. 

​Estão concorrendo aos cargos máximos da Ufal, referente ao quadriênio 2015-2019, três candidaturas: 

Chapa 01 - Outra Ufal é Possível, tendo à frente Valéria Correia, diretora da Faculdade de Serviço Social, e José Vieira, coordenador do curso de História do Campus do Sertão; 

Chapa 02 – Seja Mais Ufal, encabeçada por Rachel Rocha, atual vice-reitora, e José Carlos, diretor do Instituto de Matemática; 

Chapa 03 - Muda Ufal, liderada por Márcio Barboza, presidente da Adufal, e Eliane Cavalcanti, diretora do Campus Arapiraca. 

Caso haja segundo turno, uma nova consulta será feita na quinta-feira, 5 de novembro.